TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão E Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Gestão E Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1 - Na Unidade 4 do nosso livro didático, encontramos a seguinte afirmativa:

“A logística reversa é um dos campos mais discutidos na atualidade. Seja por força da norma ISO 14000, que trata de questões ambientais, ou por uma questão de competitividade. Nos dias atuais, o interesse pela reciclagem tem crescido muito na população em geral. Não é raro perceber, em vez de latões de lixo, recipientes preparados para receber vidro, plástico, metais etc. Pode-se notar uma mudança de hábitos na população em geral.”

Realmente, questões ligadas ao reaproveitamento e mesmo consumo consciente estão presentes intensamente nas redes sociais, empresas de vanguarda, como é o caso da Gerdau, que juntamente com a Ong Akatu, divulga em seu site: “Consumo consciente é ter em mente os impactos provocados pelo consumo. O consumidor pode, por meio de suas escolhas, maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Em outras palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.“

(GERDAU. Consumo consciente. Disponível em:<https://www.gerdau.com.br/meio-ambiente-e-sociedade/faca-sua-parte-consumo-consciente.aspx>. Acesso em: 05 mai. 2014.)

Com objetivo de verificar práticas de mercado em relação ao nosso conteúdo programático, responda a seguinte questão: (2,0 pontos)

Pesquise e identifique (em sites, literatura ou visitas presenciais) pelo menos duas empresas: uma Indústria e outra de Comércio / Distribuição ou Serviços que já adotam práticas de Logística Reversa, levantando as seguintes informações (geralmente disponíveis no site das mesmas, os quais devem ser citados):

a) Dados da Empresa: Segmento de Mercado (o que faz, revende, conserta, etc), região de atuação, localização (base) principal e/ou perfil de clientes.

EMPRESA A – P&G Brasil (Indústria) - A P&G Brasil, conhecida no Brasil por sua grande gama de produtos”, sediada nos EUA com sub sedes em diversos países como por exemplo Brasil, fabrica os seguintes produtos: produtos de beleza feminina e masculina (Gillete, Pantene, etc), Cuidados com o lar e família (Ace, Ariel, Duracell, etc.

EMPRESA B – Correios (Serviços) – Empresa especializada em envio de encomendas, malas postais, correspondências entre outros. Atua em todo o território nacional e internacional através de parcerias, com sede em Brasilia e centros de distribuição espalhados por todo pais.

b) Práticas adotadas de Logística Reversa – empresa A

Coleta de embalagens pós-consumo diretamente de cooperativas, pontos de entrega voluntária e na própria indústria e transformam em materiais para as ações de marketing promocional das marcas P&G no varejo. Em 125 lojas da rede Extra Hiper, em São Paulo. Os novos displays da campanha 3D White da marca Oral-B foram produzidos a partir do material plástico de polipropileno, um dos componentes das embalagens da P&G. Este conceito é conhecido como Ecologia Industrial, onde resíduos de um sistema se transformam em matéria-prima para outro.

c) Práticas adotadas de Logística Reversa – empresa B

O sistema de Logística Reversa no site dos Correios funciona em auxilio ao cliente e a empresa que encaminhou um produto defeituoso que precisa ser devolvido. Este sistema emite o e-ticket. e informa sobre a coleta do objeto pela agência. Esta informação é muito importante, pois o Gerente não precisa aguardar o retorno do produto para encaminhar o outro. Assim não perde tempo e atende o cliente de forma rápida e a loja ganha credibilidade.

2. A Logística Reversa é a área da logística que mais cresce atualmente, em todos os aspectos. Esse processo já podia ser observado há alguns anos atrás, de forma incipiente, nas indústrias de bebidas com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final, esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis.

OS ARTIGOS LOGÍSTICA REVERSA, DE FELIPE G. R. TRIGUEIRO, LOGÍSTICA REVERSA: UMA NOVA FERRAMENTA DE RELACIONAMENTO, DE RONDERLEY MIGUEL NETTO, OU GERENCIANDO O PROCESSO DE DEVOLUÇÕES, DE ALEXANDRE ANBAR, encontrado no site GuiaLog www.guialog.com.br , Canais de Conteúdo, Artigos e Casos, Logística, acesso em 09 jan. 2014, aborda a questão dos vasilhames retornáveis e, de um modo geral, trata de questões relacionadas à Logística Reversa.

Através da leitura dos artigos e do que você aprendeu na disciplina, posicione-se criticamente a respeito da responsabilidade das empresas no caso de embalagens descartáveis e outros segmentos da Logística Reversa. Há alguma vantagem para as empresas? Cite três diferenças entre a Logística Tradicional ou Progressiva e a Logística Reversa. (2,0 pontos)

Bom primeiramente minha opinião chega a certo ponto ser radical, acredito que uma boa lei de reaproveitamento de embalagens descartáveis deveria ser baseada no que realmente mexe com os empresários, o bolso. Uma empresa de refrigerante so poderia fabricar uma quantidade x de produtos se recolhesse e reaproveitasse pelo menos 50% das suas embalagens que já foram vendidas anteriormente. Além da vantagem ambiental, existe a vantagem promocional, já que hoje “esta na moda” ser sustentável, o custo da produção de uma embalagem utilizando matéria prima reutilizada é menor.

A logística tradicional esta relacionada a fazer com que os produtos (latas de cerveja e refrigerante, por exemplo) cheguem ao consumidor com o máximo de eficiência e ao menor custo possível. Já na reversa refere-se a fazer com que os resíduos re-aproveitáveis (as latas de alumínio) retornem à sua origem de modo eficiente e com baixo custo, de forma a serem reciclados sob as mais diversas formas enquanto que os não reaproveitáveis (cerveja vencida) sejam descartados com segurança ambiental.

Na Cadeia Logística convencional os produtos são puxados pelo sistema, enquanto que na Logística Reversa existe uma combinação entre puxar e empurrar os produtos pela cadeia de suprimentos. Isto acontece, pois, em muitos casos há uma legislação que aumenta a responsabilidade do produtor.

Os Fluxos Logísticos Reversos não se dispõem de forma divergente, como os fluxos convencionais, mas sim, podem ser divergentes e convergentes ao mesmo tempo.

O processo produtivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com