TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 8

Planejamento estratégico

Capítulo 3

19. (Samuel) O ambiente e a estrutura empresarial podem comprometer o sucesso de em negócio? O caso da GM e da Chrysler é um exemplo?comente (pág. 31 e 32)

- Sim, o ambiente e a estrutura empresarial podem comprometer o sucesso de um negócio. O caso da GM e da Chrysler são exemplos dessa afirmação, pois elas não se adequaram suas estruturas em face as variações do ambiente. Com isso caíram em descrédito ao longo do tempo por não perceberem que o ambiente exigia outros produtos.

20. (Helton) De acordo com Certo (2004), quais são os níveis de análise do ambiente? (Pág. 34) * questão de prova

- De acordo com Certo (2004), quais são os níveis de análise do ambiente?* [DICA: QUESTÃO DE PROVA] (Helton – pág. 34 + figura 3.2)

Macroambiente: relativo às grandes forças externas que influenciam a organização, como: componente social, econômico, tecnológico e legal;
Ambiente operacional: constituído de clientes, fornecedores, concorrentes imediatos, mão de obra e componente internacional.

21. (Irla) o que são fatores Pest ? Exemplifique (pág. 36) * questão de prova de marcar

-

22. (Arnaldo) Destaque, dentre as variáveis econômicas as principais tendências da economia brasileira com base em março de 2016. (Pág 36 e 37)

- Algumas tendências favoráveis e desfavoráveis da economia brasileira (integralmente ou parcialmente), considerando as variáveis econômicas em março de 2016, estão expostas a seguir:

Desvalorização da Moeda Nacional: Afeta negativamente o processo de importação de matérias-primas e produtos acabados, tendo como consequência o aumento dos preços,  e empresas que possuem dívida em dólar. Analogamente empresas cujas matérias-primas são produzidas nacionalmente, tornam-se mais competitivas no mercado externo (venda em dólar), interno (preços dos produtos importados mais altos possibilitam uma maior competitividade dos produtos fabricados internamente).

Taxa de Juros:  Atualmente a taxa básica de juros (SELIC) encontra-se em 14,25% ao ano, valor altíssimo que influencia negativamente toda a economia brasileira, tendo em vista que torna o credito mais caro e por consequência esfria o crescimento das empresas. 

Crescimento do setor de serviços: Atualmente o grande impulso para a economia brasileira vem do setor de serviços, que está em constante crescimento, e isso deve-se a dois fatores principalmente: a variedade de tipos de negócios que ele abrange e o capital inicial de investimento, se comparados  com outros setores.

23. (Arthur leão) Qual a influência das cadeias de suprimentos no processo de globalização? Exemplifique. ( pág. 38 - 3º, 4º e 5º parágrafo)

- Com o avanço das relações comerciais entre os países, naturalmente surgiu-se a necessidade de algo que suportasse este novo relacionamento, ou seja, uma cadeia de suprimentos organizada o bastante que diminuísse as distâncias sobre globo.

Sempre visando o aumento da competitividade, as  grandes empresas, por meio da tecnologia da informação, têm ampliado suas cadeias produtivas para além das fronteiras dos países. Remotamente, elas coordenam a montagem de produtos, articulando parceiros e fornecedores em diversos pontos, bastando para tanto que ofereçam o melhor custo-benefício.

Essa logística global não seria possível sem uma cadeia de suprimentos muito bem planejada.

24. (Victor) Por que empresas como Arapuã, Hermes, Mesbla, Mappin e os bancos econômico nacional e bameridus se tornaram inviáveis? Como a estratégia poderia ter evitado esse insucesso (Pág 40 - 1º e 2º parágrafo)

-

25. (Camila) Qual a diferença entre fusão e aquisição? Quais as principais causas desse movimentando fusões e aquisições  (Pág. 40 - 4º e 5º parágrafos, 41 e 42)

- Qual a diferença entre fusão e aquisição? Quais as principais causas desse movimento de fusões e aquisições?

(Camila- Pág. 40,41 e 42)

Por aquisição entende-se a compra do controle de uma empresa por outra empresa ou grupo. A fusão ocorre quando as operações dessas duas empresas são consolidadas. 

* Afã penetra em novos mercados, em curto período;

*Busca  de consolidação de market share (participação de mercado);

* Oportunidade de investimento, em função da desregulamentação de mercado;

*Alteração do padrão tecnológico, proporcionando ampliação da escala de produção e a redução de custos;

*Obtenção de sinergias de natureza tecnológica, financeira, mercadológica e organizacional; e 

*Possibilidade de ganhos de natureza financeira.

26. (Rafa) A que se atribui o crescimento dos serviços no Brasil? Inversamente a que se atribui a desindustrialização. (Pág 42 e 43)

-  Um serviço é o conjunto de atividades realizadas por uma pessoa ou empresa para responder às expectativas e necessidades de um cliente. 

Partindo desse princípio, serviços se tornam um conjunto de relações entre conhecimentos e técnica por parte do ofertante e de necessidades e condições por parte da demanda. 

Para tanto, os serviços estão cada vez mais inovativas e intensivos em conhecimento e técnica, um fenômeno com correspondência em economias desenvolvidas.


Assim, o crescimento nesse setor é eleito como prioritário pois observa-se que as atividades de maior valor agregado giram em torno dos serviços.

Por exemplo, numa fábrica os custos de PDP, de manutenção e assistência técnica ultrapassam o valor obtido pela venda física da mercadoria final. 

Nesse cenário atual, os fatores de globalização, estabilidade econômica, fusões e aquisições de empresas e inovação, se configuram como um importante influência no crescimento do setor de serviço e na desindustrialização no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com