TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica na Segurança Pública

Por:   •  11/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 1]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica na Segurança Pública

Curso: Tecnologo em Serviços Penais

Data: 10/08/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Situação geral

 O Brasil conta com mais de 5.500 Municípios que cobrem todo o seu território, como uma colcha de retalhos. Dessa forma, todo o evento, em qualquer campo do poder, quer político, econômico, social e o de segurança pública ou mesmo militar de defesa, tem como base um ou mais Municípios.

Os Municípios são reconhecidos como “entes federados” lhes cabendo direitos e deveres, ante ao ordenamento jurídico brasileiro, como compete, também aos demais membros da Federação. Para que fossem mantidas as normas sociais e a preservação dos bens municipais, principalmente, foram criadas as Guardas Municipais.

 Situação particular

 Você, diplomado em Gestão em Segurança Pública, integrante dessa área de atuação do Município onde reside, é chamado a opinar sobre os rumos a serem dados à recém-criada Guarda Municipal.

 

De acordo com a situação acima e seus estudos, responda:

 Questão 1 – A criação, implantação e a condução foram e estão sendo conduzidas de acordo com um Planejamento Estratégico Municipal e de acordo com Diretrizes do Governo Federal. Você julga a situação apresentada como correta? Justifique. (3,0 pontos)

R: Sim, pois se esta sendo criada de acordo com as “necessidades” do município trará benefícios para o mesmo! A criação da Guarda Municipal terá sempre que seguir as normas, para poder trazer benefícios ao município.

Questão 2 – A condução operacional dos integrantes desse órgão deve ser precedida de várias etapas a serem desenvolvidas no ambiente interno e externo. Cite 1 (uma) ação interna e 1 (uma) externa. Justifique. (3,0 pontos)

RESPORTA: Interno:  Um planejamento de acordo com as necessidades do município, pois a guarda municipal nada mais é que “leis complementares” , então necessita de um planejamento !

Externa: Abrir um concurso publico para que os candidatos possam se inscrever para  auxiliar  no cuidado do bem publico.

Questão 3 – A população local espera ter aumentada a sua sensação de segurança, com a ação Guarda Municipal. Na seleção dos integrantes, foram aprovados nas diversas avaliações escritas e físicas, vários concorrentes de ambos os sexos. Preenchidas as vagas, restou um grupamento composto por moradores daquela área e outros de diversas partes do Estado. Com base nos conhecimentos adquiridos, responda e justifique (4,0 pontos)

  1. Que tipo de líder você escolheria para essa primeira turma? (2,0 pontos).

RESPOSTA: Escolheria a pessoa com maior nível de formação, uma pessoa com espirito de liderança que saiba lidar com a população, e seus colegas de serviço, pois o mesmo tem que saber lidar com as dificuldades do município, tem acima de tudo comprometimento e respeito!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (756.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com