TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica na Segurança Pública

Por:   •  11/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Gestão Estratégica na Segurança Pública

Curso: Téc Seg Pública

Professor: José Carlos Noronha de Oliveira

Nome do estudante: Daymenson Fortunato de Eça Reis

Data: 10/08/2015

Orientações:

Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

Entregue a atividade no prazo estipulado.

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Situação geral

 O Brasil conta com mais de 5.500 Municípios que cobrem todo o seu território, como uma colcha de retalhos. Dessa forma, todo o evento, em qualquer campo do poder, quer político, econômico, social e o de segurança pública ou mesmo militar de defesa, tem como base um ou mais Municípios.

Os Municípios são reconhecidos como “entes federados” lhes cabendo direitos e deveres, ante ao ordenamento jurídico brasileiro, como compete, também aos demais membros da Federação. Para que fossem mantidas as normas sociais e a preservação dos bens municipais, principalmente, foram criadas as Guardas Municipais.

 Situação particular

 Você, diplomado em Gestão em Segurança Pública, integrante dessa área de atuação do Município onde reside, é chamado a opinar sobre os rumos a serem dados à recém-criada Guarda Municipal.

 

De acordo com a situação acima e seus estudos, responda:

 Questão 1 – A criação, implantação e a condução foram e estão sendo conduzidas de acordo com um Planejamento Estratégico Municipal e de acordo com Diretrizes do Governo Federal. Você julga a situação apresentada como correta? Justifique. (3,0 pontos)

R: A nossa constituição em seu artigo 144 prevê os órgãos que atuam diretamente na segurança pública dando para cada um deles uma designação e no parágrafo 8º cita que os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. Conforme exposto na Constituição federal é correta a situação apresentada, uma vez que o município estuda a criação da Guarda municipal obedecendo os preceitos da lei federal.

Questão 2 – A condução operacional dos integrantes desse órgão deve ser precedida de várias etapas a serem desenvolvidas no ambiente interno e externo. Cite 1 (uma) ação interna e 1 (uma) externa. Justifique. (3,0 pontos)

R: No ambiente interno uma das ações seria da parte financeira, como está sendo montada a Guarda Municipal, tem de saber se os recurso destinados para aquela instituição será suficiente e em caso de cortes sejam priorizadas áreas sensíveis.

No ambiente externo teria um estudo do “cliente” (os infratores) da cidade onde os guarda irão atuar, que tipo de tecnologia eles usam para assim a Guarda estar um passo a frente desses delinquentes em termos de equipamentos.

Sendo assim é fundamental ter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com