TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 4

1. Comente sobre a importância do Tempo do Ciclo do Pedido no processo logístico.

O Ciclo de Pedido é o elo que conecta fornecedores e clientes em uma operação logística. É o processo elementar que produz o Nível de Serviço de um fornecedor para seu cliente. O Ciclo de Pedido, em geral, segue uma sequência de atividades integradas, os componentes de um ciclo de pedido são: Captação / Transmissão, Digitação, Processamento, Expedição e Entrega. O tempo transcorrido entre a colocação do pedido pelo cliente até a sua entrega é chamado de tempo de ciclo de pedido, pois cada evento necessita de um determinado tempo para ser executado. De acordo com Ballou (1993) esses elementos individuais do ciclo de pedido devem ser controlados pelo pessoal da Logística através dos sistemas de transmissão de ordens adotados, dos níveis de estoque definidos como ótimo, dos procedimentos de processamento e montagem dos pedidos e dos sistemas de entrega. Esse ciclo integrado de planejamento, execução e controle é que faz o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos alcance os resultados esperados.

2. Conceitue Administração de Materiais e Distribuição Física e a importância destas atividades no planejamento logístico.

Administração de Materiais na logística é o conjunto de atividades que tem por objetivo planejar, executar e controlar os materiais adquiridos e usados por uma organização ou por um órgão público com base nas especificações dos produtos a serem adquiridos. A Administração de Materiais é um conjunto de atividades que tem por finalidade o abastecimento de materiais para a organização pública ou privada no tempo certo, na quantidade certa, na qualidade solicitada, sendo tudo isso conseguido ao menor custo possível.

Distribuição Física é o ramo da logística empresarial que trata da movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da firma. A Distribuição Física preocupa-se principalmente com bens acabados ou semi acabados, ou seja, com mercadorias que a companhia oferece para vender e que não planeja executar processamentos posteriores.

Esses institutos são de suma importância para o planejamento de Logística visando diminuir a distância existente entre produto e consumidor, de forma que o produto possa satisfazer o consumidor quanto as suas expectativas no que se refere à qualidade do mesmo, bem como a distribuição, além de proporcionar um menor custo tanto para a empresa como para o consumidor.

3. Comente sobre a importância da embalagem no processo logístico de uma empresa. Apresente um caso real de alguma organização que fez alguma alteração no seu processo de embalagem, objetivando tornar o produto mais competitivo.

A visão da Embalagem como um componente Logístico começa a ser percebido pelas Indústrias. Considerando que o papel primordial da Logística é entregar o produto certo, no local certo, no tempo desejado pelo cliente e a um custo adequado, é importante que seja dada atenção a todas as etapas deste processo, que envolve desde o Desenvolvimento do produto até a efetiva Fabricação do mesmo, passando ainda pelos processos de Armazenagem, Transporte e Entrega ao Cliente.

Segundo especialistas a embalagem, vista sob a ótica sistêmica, compreende o conjunto de operações, materiais e equipamentos utilizados com as finalidades de acondicionar, proteger, conservar, transportar e armazenar produtos ao longo das diversas Cadeias de Suprimentos. Assim contribui para satisfazer seus respectivos integrantes, com ética, com informação, respeito ao meio ambiente, atendendo aos direitos do consumidor com custos adequados.

A embalagem de NESCAU mudou muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com