TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Logistica

Trabalho Universitário: Gestão Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB

Curso de Especialização em Gestão Pública – Modalidade à Distância

Polyanna Monteiro Mascarenhas de Albuquerque

Turma C – Maragogi

GESTÃO LOGÍSTICA

Maceió, 2014.

Universidade Federal de Alagoas

Pós Graduação à Distância – Gestão Pública - Pólo: Maragogi

Aluna: Polyanna Monteiro Mascarenhas de Albuquerque

1. Comente sobre a importância do Tempo do Ciclo do Pedido no processo logístico.

O Tempo do Ciclo do Pedido é um dos indicadores mais importantes de qualidade da logística, pois mede a eficiência de todo o processo logístico e por meio dele os clientes calculam o momento no qual eles devem colocar um pedido a fim de repor seu estoque.

2. Conceitue Administração de Materiais e Distribuição Física e a importância destas atividades no planejamento logístico.

Para que os fornecedores saibam qual produto a organização quer, quando quer e onde quer, é necessário haver a troca de informação entre eles, pois uma vez que o fornecedor tenha tudo o que a organização precisa, ele imediatamente envia a ela os produtos solicitados por meio de um modal de transporte. Esse

processo é denominado Administração de Materiais

Distribuição Física é o envio dos produtos comprados até o local combinado com o cliente por algum meio de transporte. É importantíssimo por se tratar da concretização do processo de compra no ato da entrega do produto ao cliente de forma satisfatória para ambos.

3. Comente sobre a importância da embalagem no processo logístico de uma empresa. Apresente um caso real de alguma organização que fez alguma alteração no seu processo de embalagem, objetivando tornar o produto mais competitivo.

A Embalagem é elaborada para facilitar o manuseio, a armazenagem e a segurança patrimonial das mercadorias movimentadas dentro dos armazéns e durante o transporte. Um caso interessante que foi possível observar de mudança de embalagem foi a mudança das embalagens dos biscoitos ao longo do tempo que hoje possuem um lacre que facilita a abertura dos mesmos, uma vez que por muito tempo não havia esse lacre dificultando bastante o acesso aos biscoitos em geral.

4. Se você trabalha numa organização pública descreva e faça uma resenha crítica de como são gerenciadas as atividades primárias (planejamento) e secundárias (apoio operacional). Quais são os principais gargalos que você consegue identificar? Caso não atue numa organização pública escolha uma organização qualquer (pública ou privada) e faça a caracterização solicitada.

Na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, os setores são bastante divididos e cada setor tem seu próprio planejamento e são submetidos a consideração superior da Gestora da Pasta. Os principais gargalos enfrentados são a má divisão dessas funções, bem como as constantes mudanças na Gestão da pasta o que dificulta uma continuidade necessária nos procedimentos.

Referência Bibliográfica

ROSA. Rodrigo de Alvarenga. Gestão logística. Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »