TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Logistica Barilla

Artigos Científicos: Gestão Logistica Barilla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 3

Case Barilla:

4 – A estratégia VMI é capaz de resolver os problemas operacionais da Barilla?

A VMI (Vendor Managed Inventory), aplicada da maneira correta pode resolver os problemas operacionais da Barilla. Trata-se de uma ferramenta que pode melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos em que a responsabilidade de gerenciar o estoque do cliente é dada ao fornecedor. Ou seja, atribui à empresa a tarefa de gerir o estoque, determinando quando e quanto de cada produto deve ser enviado ao seu cliente imediato. Em vez de enviar produtos para os distribuidores de acordo com seus processos internos de planejamento, a Barilla acompanharia seus dados de remessa para os varejistas e enviaria somente o necessário para o estabelecimento, reduzindo os custos de distribuição e os níveis de estoques. Essa pode ser uma prática colaborativa para a melhoria da eficiência da cadeia de suprimentos neste case apresentado. Esse método tomou o nome de Distribuição Just In Time que nada mais é que um complemento do VMI – Vendor Managed Inventory. A Barilla precisa apenas ter cuidado em alguns pontos para que o VMI não cause problemas no lugar de ser a solução, já que pode ter alguns fatores negativos como: informações não avaliadas da melhor maneira, ausência de confiança entre as duas partes e falhas na previsão de demanda, afinal será ela quem decidirá o nível de inventário apropriado de cada produto, bem como a política de inventário que dará suporte a esses níveis.

Com relação às barreiras internas encaradas pela Barilla, estas podem ser eliminadas através do envolvimento das principais áreas, como vendas, produção e marketing. É de extrema importância que o departamento de vendas entenda que essa ferramenta faz com que o distribuidor seja dependente da empresa e com uma rotatividade de estoque maior a tendência é o aumento nas vendas; assim como a produção deve ter previsões mais assertivas e produtividades melhores; já o marketing deve estar focado nos clientes finais, buscando a melhor maneira de trabalhar a marca, valorizar os produtos com queda de mercado e ter promoções ativas.

6) Como é que a cadeia de suprimentos pode resolver o conflito de interesses dos diferentes parceiros e instalações?

A cadeia de suprimentos funciona como uma ferramenta que permite ligar o mercado, a rede de distribuição, o processo de produção e a atividade de compra de tal modo que os consumidores tenham um alto nível de serviço ao menor custo total, simplificando assim o complexo processo e ganhando eficiência. O foco da cadeia é agregar o produto, na distribuição e vendas de produtos físicos. Na gestão da cadeia de suprimentos o foco é a integração da cada componente, com maximização da eficiência determinando maior satisfação do cliente.

A complexidade e multiplicidade de relacionamentos dentro da cadeia de comercialização têm que possuir o mesmo objetivo. Este que corresponde a cada membro da cadeia desempenhar as tarefas relacionadas à sua competência central, evitando-se desperdícios e funções duplicadas, facilitando o gerenciamento holístico que permite aproveitar as sinergias produzidas. Desta forma, as relações entre as partes deixam de ser contrapostas transformando-se em um esforço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com