TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Qualidade Disciplina Normas da Qualidade

Por:   •  25/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Caxias do Sul
Curso: Gestão da Qualidade
Disciplina: Normas da Qualidade
Aluno: Moisés Gonçalves Antoniolli

Artigo IATF 16949

     Quanto vai custar para as organizações implantarem a IATF 16949:2016?

     Bom, iniciamos respondendo essa grande questão. A norma IATF 16949, é uma norma voltada para o mercado automotivo, sendo um dos requisitos para a sua empresa poder fornecer para as montadoras.

     Hoje em dia, o custo de implementação dessa norma para pequenas e médias empresas acaba sendo inviável, devido ao alto custo de implementação, onde acaba envolvendo muitas pessoas especialistas de cada área, que no final sequer tem uma garantia de melhora na qualidade de seu produto, ou também a garantia de venda de seu produto para as montadoras.

     Devido a norma ser muito burocrática, ela se acaba sendo em diversos momentos uma ferramenta direcionada somente para as grandes empresas, onde elas acabam tendo o maior poder de aderir a norma, se qualificar, se reorganizar, implementar os requisitos nos processos e na organização, e em que diversos momento acaba sendo para essas empresas, uma garantia de negócio e de melhora da qualidade do seu produto.

     Desde sua última versão, a norma IATF 16949:2016, acabou sendo um problema para algumas empresas, devido a sua grande burocratização, onde que alguns momentos acabam se colocando na balança, o peso de ter ou não ter ela, onde muitas empresas acabam optando pela desertificação da norma. Podemos ter por exemplo uma empresa, com um catálogo de produtos em torno de 20 produtos, onde somente 2 ou 3 produtos acabam sendo fornecidos a montadoras, pela burocratização da última versão da norma, acaba se tornando inviável a manutenção da norma, que no final acaba sendo mais lucrativo para empresa, colocar esse produto no mercado de reposição, do que continuar fornecendo para alguma montadora.

     Devido à incerteza econômica hoje vivida no Brasil de uma nova crise, ajuntando a outras crises recentes vividas, mais a burocratização da norma, podemos sim afirmar que, nesses próximos anos, vamos ter a opção pela desertificação da norma em muitas empresas.

     Hoje no Brasil, poucas empresas possuem a IATF 16949, devido a esses fatores, e outros, como a globalização, o alto custo de produção para algumas empresas entre outros, cada vez mais ficara difícil de implementação da norma, tendo preferência em vender seus produtos para o mercado de reposição, onde não existe muitos requisitos e muitas vezes a busca por produtos de qualidade inferior e mais baratos.

     

     No meu ponto de vista, se a norma fosse mais simplificada e direta em seus requisitos, juntamente com outras medidas não só pela organização e pela certificação, e sim envolvendo outras situações, talvez seria mais um potencial a ser explorado pelas industrias brasileiras.

     

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com