TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOBRE AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE DISCIPLINA: FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Por:   •  14/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 5

                                              [pic 1]

PÓS GRADUAÇÃO

MBA EM ENGENHARIA DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

PESQUISA SOBRE AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE

DISCIPLINA: FERRAMENTAS DA QUALIDADE

PROFESSOR: ALÉCIO

ALUNO: FLÁVIO ALVES DOS SANTOS

RA: 2014083090

 7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE

  1. FLUXOGRAMA

                 O fluxograma é uma ferramenta que nos permite demonstrar de forma gráfica através de um diagrama as atividades que são realizadas em determinado processo, visualizando assim cada etapa ou operação de acordo com sua sequência lógica, desde seu início até o final da atividade ou processo e os pontos a serem tomadas decisões.

                 Com a utilização desta ferramenta a visualização das atividades e sua ordenação tornam-se bem mais clara e é possível perceber onde ocorrem algumas determinadas falhas na execução de uma atividade, realizando assim também as correções quando necessárias, documentando essas etapas e padronizando-as.

  1. FOLHA DE VERIFICAÇÃO

                 Conforme apresentado no vídeo proposto as chamadas folhas de verificação são utilizadas na coletas de dados, e é através delas que podemos registrar informações relevantes de algum acontecimento ocorrido dentro de um processo de forma simples para se realizar uma análise mais detalhada.

                 Com o uso da folha de verificação são registradas de forma simples algumas informações conforme exemplo, podendo ser tipos de não conformidades de classificadas, estes registros permitirão que sejam quantificados adequadamente. A folha de verificação geralmente será uma base posterior com a utilização de uma outra ferramenta que poderá ser um diagrama de pareto.

  1. DIAGRAMA DE PARETO

                 Essa ferramenta da qualidade chamada de diagrama de Pareto pode ser empregada para se identificar quais os aspectos onde devemos agir para eliminação da maior parte dos problemas, através da priorização daqueles que de fato resultam em maior parte das perdas por exemplo. De acordo com o princípio estabelecido por Pareto se os poucos vitais que são geralmente menor parte dos problemas, forem identificados e corrigidos se obterá a eliminação de grande parte das perdas.

                 O diagrama de Pareto é feito a partir de um gráfico de barras ordenando as freqüências das ocorrências de forma decrescente permitindo visualizar e priorizar os problemas estão mais concentrados. De acordo com a lei de Pareto 20-80, 20% porcento dos problemas representam 80% das perdas.

  1. DIAGRAMA DE ISHIKAWA

                 Essa ferramenta é amplamente utilizada nos âmbitos da qualidade, conhecida como diagrama de causa e efeito foi idealizada por Kaoru Ishikawa. Através do emprego desta ferramenta é possível se identificar as causas raízes de determinado problema.

                 Para que seja utilizada de forma eficaz é importante que se reúna uma equipe multidisciplinar, (pessoas de algumas áreas envolvidas com o problema), para que os mesmos possam opinar sobre as possíveis causas e sub-causas. O diagrama de Ishikawa também é conhecido como espinha de peixe devido ao seu formato gráfico, onde primeiramente se é definido um problema ou não conformidade, a partir daí as possíveis causas raízes que estão divididas originalmente nos chamados 6 Ms: mão de obra, matéria-prima, método, meio ambiente, meio de medição e máquina.

  1. HISTOGRAMA

                 Trata-se de um gráfico que tem como função indicar com que freqüência ocorre determinado valor ou característica de uma população e onde se encontra sua maior concentração, permite uma visualização melhor e mais objetiva dessas frequências e também da suas variações, essas informações podem ser bem úteis como base para tomada de uma decisão. Para construção de um histograma, que se trata de um gráfico de barras, é necessário inicialmente de uma coleta de dados apropriados para serem analisados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com