TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Administração de Departamento Pessoal

Tutor: Anderson Barros

Aluno(a): André de Cássia Alves

RA / RGM: 17017068

Polo: Unifran / Floresta BH

Analisando a notícia acima, de qual forma a redução dos impostos sobre a folha de pagamento para empresas não enquadradas no Simples Nacional poderia contribuir para a sociedade em geral?

É importante destacar que o aumento constante da carga tributária brasileira, demonstra a dificuldade que o Brasil tem de incentivar a produção dentro do seu próprio País. Sendo assim, devido ao alto índice de impostos, o governo apresentou plano de desoneração da qual pretende diminuir custos e estimular a contratação e o aumento de determinados setores empresariais. Dentre as principais medidas lançadas pelo plano, destacou-se a desoneração da folha de pagamento de que uma forma ou de outra, reduzirá os impostos sobre a folha de pagamento com o único objetivo de beneficiar a população brasileira.

De acordo com o site valor tributário http://www.valortributario.com.br/arquivos/987, segundo Reneu Graebner “empresas optantes pelo Simples Nacional também estão sujeitas a desoneração”, sendo assim, se tinha uma folha muito alta a favor do governo a título de contribuição previdenciária, facilitará as empresas há crescer cada dia mais e abrir novas oportunidades de emprego para o mercado de trabalho. O governo se viu obrigado a tentar diminuir essa contribuição, sobre a regulamentação da desoneração da folha de salário, deixando de pagar 20% da contribuição sobre a folha e passando a arcar com uma alíquota de 1% ou 2% sobre o faturamento das empresas.

É importante salientar que para alguns casos teve uma substituição bem expressiva. Para aquelas empresas que tem uma folha de salário muito alta, passaram a recolher sobre o faturamento, e muitas vezes o faturamento não era muito expressivo, sendo assim tiveram uma redução significativa. Não tendo assim que arcar com impostos/encargos tão alto. Foi bastante benéfica para alguns ramos de atividades, mas para outros não.

O objetivo e a concepção da desoneração da Folha de pagamento proposta do governo com representantes sindicais foram à diminuição da carga tributária, incentivando empresas e contribuindo para a sociedade em geral no sentido de formalizar e gerar emprego, através desse incentivo fiscal, as empresas puderam realizar novas contratações e estimular o crescimento da economia no País.

De certa forma ou de outra, a diminuição desses impostos formalizou, ou seja, deu mais competividade às empresas e regularizou situações daqueles que se encontram sem registro.

A figura abaixo detalha os passos das condições estabelecidas do governo referente à redução de impostos para as empresas.

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br / Governo reduz benefício fiscal sobre a folha de pagamento

Sendo assim o governo criou várias condições da nova medida em relação à redução dos impostos sobre a folha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com