TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de empresas no exercício das suas funções

Seminário: Gestão de empresas no exercício das suas funções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Seminário  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

1. OBJETIVO DA CONTABILIDADE

Contabilidade é ciência que estuda e controla o patrimônio da entidade, gerando demonstrações para analise da situação econômica financeira da entidade.

Sendo assim contabilidade tem como objetivo o estudo do patrimônio, explicando e evidenciando suas mudanças através de suas demonstrações. Essas demonstrações são dados retirados dos registros contábeis da empresa, que mostra de forma resumida a situação do patrimônio e suas variações. Entre as demonstrações podemos citar o Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício.

A principal função da contabilidade é registrar, demonstrar, estudar, interpretar e analisar, de forma a gerar informações econômicas e financeiras para as tomadas de decisões dos gestores, dos acionistas e possíveis investidores. Com esta acumulação de dados, devidamente classificados, a Contabilidade apresenta de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa e através de relatórios produz informações precisas para o atendimento das diversificadas necessidades.

A finalidade da Contabilidade é orientar a administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade controla e planeja qualquer entidade sócio-econômica.

Os principais usuários das práticas contábeis são:

- Os proprietários e administradores: para saber e acompanhar o desenvolvimento da empresa para tomada de decisões precisas.

- Credores: através das demonstrações obtêm informações sobre a atual situação da empresa, podendo assim saber se a empresa tem condições de saldar suas dividas.

- Investidores: auxilia na tomada de decisão em investir em uma empresa, analisando e avaliando sua taxa de retorno, lucratividade e sua solidez.

- Governo: verifica se a empresa esta pagando seus tributos ao Estado.

- Ministério Público: verifica se a empresa esta cometendo crime contra a economia popular.

- Magistratura (juízes): para analisar um pedido de falência de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com