TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de marketing - a escolha e análise da organização

Tese: Gestão de marketing - a escolha e análise da organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Tese  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução.

Marketing é o desempenho das atividades de negócio que dirigem o fluxo de bens e serviços dos produtos ao consumidor final (fonte American Marketing Association). A Propaganda é a alma do negócio. Os recursos investidos precisam de um retorno. Fazer Marketing é satisfazer o consumidor e a empresa, que consequentemente, venderá mais. Fazer marketing é trabalhar com os famosos 4P´s, muito contestado no meio acadêmico, mas ainda eficaz na sua aplicação. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

O Marketing trabalha para entender o consumidor e oferecer o melhor produto, a um preço certo (e isso gera pesquisa de mercado), no local certo com a promoção certa – a propaganda é um dos elementos da promoção. Porém não se pode esquecer que o Marketing é um processo, ou seja, várias coisas acontecendo ao mesmo tempo para satisfazer necessidades e desejos, e é ai que entra a Gestão em Marketing. Um conjunto de regras com a finalidade de fazer com que o objetivo proposto pela empresa seja atingido.

Esse projeto acadêmico tem como objetivo apresentar onde cada etapa dessa Gestão é aplicada dentro de uma determinada organização e que forma a Gestão em Marketing atingira seu público alvo.

Etapa 1. Gestão de Marketing - Escolhendo e analisando a Organização.

1.1 - Analise sobre a Gestão de Marketing para o séc. XXI

Apesar de encontrarmos suas "raízes" ao longo da história da humanidade, na própria inicialização do comércio, o Marketing é um campo de estudo novo se comparado com os demais campos do saber. O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais em administrar a nova realidade oriunda da Revolução Industrial, que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores. Neste estágio o Marketing ainda é inseparável da economia e da administração clássica, pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade, com o intuito de maximização dos lucros.

Em meados do século XXI, os estudos sobre o Marketing era realizados de maneira básica, sem maiores aprofundamentos. Havia apenas três tipos de abordagem sobre o tema.

A Abordagem Commodity que descrevia as características de diferentes produtos e o comportamento do comprador em relação a eles.

A Abordagem Inconstitucional descrevia como funcionavam as várias organizações de marketing, tais como atacadistas e varejistas.

A Abordagem Funcional descrevia como as diversas atividades de marketing, (propaganda, força de vendas, definição de preços) atuavam no mercado.

No livro Marketing para o século XXI, o autor KOTLER, Philip aborda o Marketing como sendo ferramenta fundamental para o sucesso na negociação, e aborda o assunto de forma diferente de como era tratada antigamente, separando o Marketing em três categorias distintas.

Marketing Estratégico: que envolve planejamento e análise com uma visão de futuro, envolve também foco total nos desejos, necessidades e interesses dos clientes e consumidores finais para adequar e segmentar a oferta de produtos e serviços, adequar toa a estratégia de comunicação e trabalhar o fluxo de informações da ponta do consumo à organização e da organização ao consumidor final.

Marketing Tático: Onde são aplicados os 4ps (Produto, preço, praça e promoção).

Marketing Administrativo: responsável por analisar e rever periodicamente o plano estratégico da empresa com a finalidade de adequá-las as mudanças e tendências de mercado.

1.2 - A Escolha da Organização.

Para a realização desse trabalho acadêmico escolhemos a empresa Integralmédica Agricultura e pesquisa S.A. Empresa de pequeno porte que atua no remo de Suplementos Nutricionais para uso em academias esportivas. Essa organização possui 150 funcionários, sendo 15 terceirizados, porém com grande capacidade de produção, tanto que é líder do mercado Brasileiro gerando cerca de 3.000.000,00 (três milhões de reais) mensais.

1.3 - Analisando a Organização.

A preocupação com a alimentação e um envelhecimento saudável são os principais fatores que fortalecem a indústria de alimentos funcionais em todo o mundo. Segundo dados da ABENUTRI – Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais, atualmente o setor movimenta cerca de 500 milhões de reais por ano. Estima-se que só cinco por cento da população brasileira, perto de dez milhões de pessoas, consumam algum tipo de suplemento para equilibrar a alimentação.

A suplementação nutricional pode tornar-se uma grande aliada aos praticantes de atividades físicas e pessoas que buscam melhor qualidade de vida por meio da prática esportiva e alimentação adequada. Embora não sejam atletas profissionais, muitos têm rotinas diárias (seja trabalho, seja exercícios físicos) que demandam quantidades de nutrientes, formulações e formas de apresentação especiais de alimentos.

A Integralmédica surgiu nesse cenário, introduzindo no mercado os seus suplementos nutricionais para a carência da alimentação, a geração de energia, força e vitalidade, combatendo o sedentarismo. Tudo isso, na tentativa de prolongar a vida com muito mais saúde.

Inicialmente a empresa se resumia em um pequeno galpão localizado no município de Embu Guaçu, onde se concentrava a produção do seu primeiro produto: Proteínato de Cálcio. Atualmente consagrado com a maior autoridade nacional em pesquisa e desenvolvimento de produtos, focando a melhoria da performance e qualidade de vida das pessoas.

Hoje o seu galpão conta com mais de trinta mil metros quadrados de área, incluindo fábrica, escritórios comerciais, depósitos automatizados e laboratório de pesquisa, gerando em média um faturamento de três milhões de reais mensais.

1.4 - Público Alvo.

A importância que o brasileiro dá ao corpo reflete na quantidade de academias instaladas no País: mais de 22 mil, segundo a Associação Brasileira de Academias, número que dá a vice-liderança mundial ao Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos. Essa preocupação do brasileiro com a aparência também ajuda outro mercado a disparar: o de suplementos alimentares, que quadruplicou em quatro anos. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos (Brasnutri), dos R$ 150 milhões movimentados em 2008, saltou para R$ 600 milhões em 2012.

Tendo em vista o cenário acima, o público-alvo da Integralmédica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com