TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento. Dificuldades para inovar

Resenha: Gestão do Conhecimento. Dificuldades para inovar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Resenha  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

• Não dão muita importância para visão geral de seu negocio, às vezes, por exemplo, estão só focadas nas reduções de custos, ou em resolver problemas localizados e se esquecem de que cada departamento esta ligado a outro departamento de forma que todos devem cumprir suas responsabilidades em manter o organismo da empresa saudável buscando o interesse comum que é um bom serviço ou produto de acordo com necessidade do seu ciente final

• Não conseguem levar o conhecimento para o funcionário e mante-lo atualizado.

e a Gestão do Conhecimento

contribui para gerenciar a empresa, e que tem várias práticas fáceis de serem implementadas, em qualquer um dos setores: indústria, comércio, serviços ou agronegócios. São práticas que dão muito resultado e qualquer pessoa pode fazer.

Quando faço uma analogia a empresas das quais tenho conhecimento aqui no Brasil vejo uma das maiores barreiras para a gestão do conhecimento ainda é a comunicação entre todos os níveis hierárquicos dentro das organizações. Empresas totalmente burocráticas que não avaliam opiniões de seus colabores da classe operária. Destruindo qualquer tentativa de participação das classes menos favorecidas da organização e desmerecendo a confiança de quem realmente produz e garante se a empresa a entrega de seus produtos dentro de tempo hábil.

Diante de tais fatos, vejo que muitas empresas brasileiras devem mudar seus conceitos de gestão para gestão participativas onde as "boas idéias" independente do nível hierárquico que veio sejam aproveitadas e criando um vinculo entre empresa e colaborador em busca do sucesso de ambas as partes, em busca da sustentabilidade do negócio.

s empresas brasileiras têm dificuldades para ampliar horizontes em busca de um crescimento sustentável, em meio às adversidades do mercado e barreiras do crescimento, são alguns dos desafios enfrentados por pequenas e medias empresas no Brasil.

Dificuldades para inovar:

Podemos até citar algumas das principais dificuldades enfrentadas pelas pequenas e médias empresas para inovar:

- A falta de recursos para investir em inovação;

- O acesso a financiamento para inovação;

- A busca de informações sobre entidades de apoio à inovação tecnológica;

- A falta de pessoal capacitado;

- Também falta capital para investir em máquinas e equipamentos;

- A ignorância no quesito informações sobre mudanças tecnológicas;

- Desacreditar em parcerias e alianças para inovação

ecnológica;

- Não desenvolver uma boa pesquisa de informações sobre mercados.

A criação do conhecimento novo é algo complexo, pois dependerá muito da visão e da missão de cada empresa, sem muita importância para visão geral de seu negocio, às vezes, por exemplo, estão só focadas nas reduções de custos, ou em resolver problemas localizados e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com