TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do lixo

Por:   •  23/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão integrada de resíduos sólidos

Central de incineração de Viena.

A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um conjunto de metodologias com vista a redução não só da produção e eliminação de resíduos, como do melhor acompanhamento durante todo o seu ciclo produtivo.[1] [2] Tem como finalidade reduzir a produção de resíduos na origem, gerir a produção dos mesmos no sentido de atingir um equilíbrio entre a necessidade de produção de resíduos, e o seu Impacto ambiental. É uma gestão transversal a todo o ciclo, o qual analisa de maneira Holística.[1] [3]

Redução na Origem

Ver artigo principal: Redução na fonte

A redução na origem ou redução na fonte é o objectivo de um conjunto de políticas e estratégias que visam a uma mudança na concepção, transformação, movimentação ou utilização de produtos ou substâncias, com o intuito de reduzir a quantidade de matérias primas ou subprodutos, diminuindo assim quer a necessidade de exploração de recursos naturais, como a redução de resíduos intermédios ou a toxicidade dos mesmos assério.[4]

Reciclagem        Editar

Ver artigo principal: Reciclagem

A reciclagem é um processo de tratamento de resíduos, que permite a sua reintrodução no ciclo produtivo, reduzindo assim a quantidade de matérias-primas necessárias, tal como o volume de resíduos a serem depositados em aterros sanitários.

Incineração        Editar

Ver artigo principal: Incineração

A Incineração é um processo de eliminação de resíduos sólidos, que consiste na queima dos mesmos em unidades especiais, permitindo assim a redução do seu volume, com emissões gasosas controladas, possibilitando o aproveitamento de energia, com descarte das cinzas de queima em aterros controlado.

Aterro Sanitário        Editar

Ver artigo principal: Aterro sanitário

Um Aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos. Os aterros de ultima geração permitem não só um confinamento seguro e económico de resíduos que apresentem um grande volume de produção. Leva-se a um aterro sanitário apenas o rejeito, os resíduos sólidos devem ser levados, de preferência a uma cooperativa de recicladores, de acordo com a Lei Federal Brasileira nº12.305/2010 e seu decreto nº7.404/2010. A expressão lixo não deve ser mais utilizada, pois no lixo há resíduos que podem ser reutilizados, reciclados, gerando renda a outras pessoas e matéria prima para indústrias.

        Referências

↑ a b "lixo.com.br - Gestão Integrada de Resíduos". www.lixo.com.br. Consultado em 01 de Março de 2010.

↑ "Gestão de Resíduos Sólidos". www.confagri.pt. Consultado em 01 de Março de 2010.

↑ Tchobanoglous, G et all (1993). Integrated Solid Waste Management:. Engineering Principles and Management Issues (em inglês) 4ª edição internacional ed. (Nova Iorque: Metcalf& Eddy, Inc.). p. 992. ISBN 978-0070632370.

↑ "Gerenciamento de resíduos sólidos". homologa.ambiente.sp.gov.br. Consultado em 2009-06-26

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com