TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão em recursos humanos: inovação e criatividade.

Por:   •  2/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 8

 A criatividade e práticas inovadoras no RH

  1. Luciene Oliveira Wanderley

Tutor: 

  1. RESUMO

Hoje em dia, o mercado de trabalho se baseia em um contexto de transformações e adaptações constantes, que precisam de superações do profissional, em relação as novas exigências do mercado. A criatividade e inovação passaram a ser itens primordiais para o acompanhamento de novas tendências desse cenário quanto a comportamentos, ferramentas, técnicas e práticas que sejam implementadas ao ambiente de trabalho. As empresas começam a utilizar práticas de recursos humanos para incentivar o comportamento e a perspectiva dos funcionários, agregando valor ao desenvolvimento de inovação, no interesses  de novos conceitos em busca do sucesso empresarial a longo prazo

Palavra chave: Criatividade; Tendências; Inovação.

  1. INTRODUÇÃO

Após a inovação passar a ser um fator determinante para o desenvolvimento de uma organização, o papel da gestão de recursos Humanos nesse processo começou a ser mais debatido.

Dentre as novas concepções o gestor de recursos humanos permanece com o engajamento e a motivação da equipe de uma empresa, porém ele ganhou novas incumbências no mercado atual, que envolvem a gestão da inovação e da criatividade. Para conquistar uma equipe e criativa e inovadora, exige diferentes etapas que não são consideradas simples e há curto prazo, pois inicialmente deve haver um acompanhamento diário e um bom colaborador que siga as diretrizes e expectativas da empresa.

Saber desenvolver a sensibilidade é uma prática necessária para aprimorar às práticas criativas e inovadoras nos colaboradores de uma organização. O Gestor de RH auxilia todo o processo e acompanha os colaboradores no encorajamento que permitirá a inovação não seja só criada, mas comunicada, aceita, testada e implementada. Pode haver uma resistência neste processo, porém o resultado para a empresa se tornarão muito satisfatórios a partir do momento em que é possível inovar e buscar novas práticas para melhorias.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Criatividade e Inovação na prática

Quando se une a criatividade e a inovação se analisa novas ideias de forma eficiente, para sustentar a competitividade e a geração de riquezas de uma organização. Se o objetivo de uma empresa é se manter à frente da concorrência, é necessário desenvolver sistemas inovadores e criativos.

Para Torrance (1976), a criatividade é a busca de preenchimento de lacunas no conhecimento, a busca de soluções de problemas através da formulação de hipóteses (relacionadas à comunicação de resultados).

Para que as mudanças sejam bem-sucedidas, é necessário um gerenciamento, finanças, perícia além de um clima organizacional que estimule o desenvolvimento da criatividade e da inovação no dia a dia dos colaboradores e da empresa, que possibilite criar vantagens para a organização que seja favorável ao aprendizado, com contatos amigáveis, descontraídos, onde as informações circulam sem restrição, onde as ideias tenham espaço para serem exploradas.

A criatividade e inovação não se trata apenas de criar ferramentas ou novas exigências, mas principalmente da forma como os serviços são executados. Um ambiente inovador e criativo pode definir o sucesso ou fracasso de uma empresa. As organizações que atualmente não desenvolvem a capacidade de se reinventarem de forma constante, têm grandes chances de não permanecer em evidência no mercado.

Em relação ao mercado é comum que o empresário imagine o posicionamento da sua concorrência. A inovação e a criatividade são dois mecanismos de extrema importância na disposição levando ao sucesso ou fracasso entre duas empresas que concorrem diretamente pela conquista de clientes.

Assim as empresas que estão à frente das necessidades dos seus clientes e conseguem identificar estes mecanismos antes mesmo que elas realmente aconteçam estão mais preparadas para atender às suas demandas.

As ações de inovação e a criatividade possibilitam que estes empresários tenham a visão necessária para compreender as necessidades que seus clientes possam ter. Elaborando  soluções antecipadamente tendo destaque para concorrência, que segue mantendo as mesmas estratégias.

Nas empresas – Criatividade e Inovação

Os conceitos de criatividade e inovação são, hoje, os elementos básicos da cultura organizacional que mais ganharam relevância na Era da Informação, mais precisamente a partir de 1991.As transformações passaram a acontecer de forma acelerada, apresentando um contexto ambiental inesperado.

Nesse cenário surgiu a Gestão de Pessoas como um departamento estratégico, que passou a ver os colaboradores não mais como recursos organizacionais dentro da empresa, mas como seres inteligentes e proativos, suas características individuais, com seu conhecimento cotidiano e científico, capaz de desenvolver responsabilidades, iniciativas, criatividade, dotadas de habilidades e de conhecimentos.

Assim, a criatividade resulta de fatores internos aos indivíduos e a fatores externos. Relaciona-se aos elementos externos os recursos, circunstâncias de vida, e outras pessoas além de ideias e produtos reais.

A motivação dos colaboradores, é capaz de gerar um clima de confiança e otimismo, assim as empresas são capazes de expandir, de forma natural, a criatividade, que auxiliará na a criação de novos princípios, ocorrendo, consequentemente gerando a inovação, considerada a responsável pelo surgimento de novos produtos, serviços e tecnologias dentro das empresas.

A Inovação é o resultado da Criatividade empregada na condução e gerenciamento de todos os seus processos. Agindo e trabalhando assim, as empresas acumulam vantagens competitivas, reduzindo as possibilidades de fracassos.

E não é algo novo dentro de uma empresa, a inovação não é como um produto ou um serviço apresentado no mercado, pois para se buscar uma inovação deve existir toda uma organização que seja capaz de criar um ambiente com essas características, a equipe precisa ser desenvolvida para que possam discutir novas ideias de acordo com as necessidades da empresa sem restrições, com uma visão diferenciada e empreendedora., com o intuito principal de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com