TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão9 De Qualidade

Casos: Gestão9 De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

ÍNDICE

1. Introdução

1. Introdução a Gestão da Qualidade Histórica. Perspectiva Estratégica da Qualidade - Significado e Fator de Liderança Estratégica.

Tabela 1 --------------------------------------------------------------------- 6

Tabela 2 --------------------------------------------------------------------- 7

Qualidade ao longo da historia ------------------------------------------------- 8

2. Gestão da Qualidade Total e Modelos de Excelência em Desempenho Organizacional. Modelo Seis Sigma.

Modelo seis sigmas -------------------------------------------------------------- 10

3. CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

APRESENTAÇÃO EM PowerPoint

INTRODUÇÃO

Não podemos contar com o fator “preço” para ganhar posicionamento mercadológico nos dias de hoje em um mercado de posições acirradas e ambientes de conflitos, a globalização e o crescente número de empresas que se inserem no mercado de trabalho, especialmente no que se diz respeito à micro e pequenas empresas, este aumento de concorrência em conjunto com uma quantidade cada vez maior de produtos similares exigem das organizações um diferencial competitivo que as mantenham no mercado de trabalho. Uma opção para quem quer garantir sua sobrevivência é a valorização da uma boa Gestão da Qualidade.

Introdução a Gestão da Qualidade Histórica. Perspectiva estratégica da Qualidade - Significado e Fator de Liderança Estratégica.

ERA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA ÊNFASE MÉTODOS RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE

INSPEÇÃO Verificação Uniformidade do produto Inspeção e verificação de todos os produtos Departamento de inspeção

CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO Controle Uniformidade do produto com menos inspeções Produtos divididos em lotes de fabricação e verificados apenas um item do lote Departamento de produção e engenharia (controle de qualidade)

GARANTIA DA QUALIDADE Coordenação Em todo o processo de produção até o mercado Uma abordagem do processo visando mais a venda (satisfação dos clientes e não o mais produto em si) Todos os departamentos especialmente a alta administração se envolvendo no planejamento e execução das diretrizes da qualidade

GESTÃO TOTAL DA QUALIDADE Impacto estratégico Necessidades do mercado e dos clientes Planejamento estratégico estabelecimento de objetivos dentro da organização Todos da empresa com a alta administração exercendo forte liderança

ABORDAGEM CARACTERÍSTICA DA ABORDAGEM

TENDE A ENGLOBAR AS DEMAIS A qualidade é vista como presença de características que são requeridas pelo consumidor quanto mais características melhor.

TENDE A ENGLOBAR AS DEMAIS A qualidade é percebida em relação ao preço do produto, enfatiza a necessidade de: produto bom + custo aceitável.

TENDE A ENGLOBAR AS DEMAIS Qualidade é fazer produtos que atendam as especificações e sejam livres de erros produto deve atender plenamente às suas especificações qualquer desvio implica numa queda de qualidade. As melhorias da qualidade dessa abordagem levam a menores custos:

Reduzem custos de inspeção

Reduzem custo de retrabalho

TENDE A ENGLOBAR AS DEMAIS Trata da qualidade como sinônimo de excelência inata esta relacionada com a beleza, o gosto e o estilo do produto a reputação do produto no mercado e sua marca são exemplos deste enfoque.

TENDE A ENGLOBAR AS DEMAIS A qualidade de um produto é condicionada ao grau que ele atende às necessidades e conveniências do consumidor e tende a englobar as demais quando o fornecedor se preocupa com a marca, com as conformidades na fabricação e com o valor oferecido ele esta se preocupando com o usuário.

QUALIDADE AO LONGO DA HISTORIA

No inicio, todo o trabalho era feito por artesões que usavam de sua mão de obra para produzir, também eram responsável pelo contato com clientes e fornecedores e com a questão de qualidade de seus produtos, quando alguns artesões começaram a se preocupar com a questão da qualidade e oferecer serviços como inspeção e assistência técnica de produtos, esses serviços inovadores na época atraíram uma enorme quantidade de clientes tanto que os artesões passaram a contratar empregados para conseguirem dar conta da demanda, dando inicio assim as primeiras organizações.

A partir de 1920 com o surgimento das ideias e implementações de Frederick Taylor e Henry Ford considerados nos dias de hoje como “pai da administração cientifica” com o método de produção e linha de montagem para fabricação de larga escala foi constatada a necessidade de uma abrangência da na área de qualidade do produto foi criado então a técnica de verificação, criando assim um departamento de inspeção que verificava cada produto que saia da linha de montagem.

Em 1940 meados a segunda guerra mundial as empresas tiveram a ideia de contratar ex-militares que tinham cargos relacionados a inteligência e estratégias para serviços de gerenciamento sendo criado assim o processo de AMOSTRAGEM (criação do conceito de lote fazendo com que todos os produtos finalizados sejam distribuídos em lotes e apenas alguns passe pela inspeção ao invés de todos) agilizando assim o processo do produto da fabricação até o mercado.

A viajem de William Edwards Deming para o Japão revolucionou a gestão empresarial local mais também foi um marco revolucionário no pensamento de qualidade mundial seus 14 passos para gestão não era mais voltado ao produto em si ele começava a se preocupar com o cliente e com suas necessidades.

Surgindo assim a ideia de qualidade total a qualidade em todos os fatores de processo do produto: produção, marketing, recursos humanos... a qualidade de todos os serviços, e também a fragmentação dos processos de produção e a terceirização desses fragmentos surgindo então a linha de montagem.

Houve então a necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com