TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização e outsourcing

Por:   •  7/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição das definições de globalização

Globalização segundo o dicionário é a espécie de mercado financeiro mundial criado a partir da união dos mercados de vários países e da quebra das fronteiras entre esses mercados. Ou seja, é o processo de união econômica, política e social, onde as pessoas, governos e empresas conversam e realizam projetos para todo o mundo através das inovações tecnológicas, principalmente na área de telecomunicação e informática, criando uma rede de conexões que encurta a distância, facilitando as relações culturais e econômicas de modo rápido e eficiente.

As revoluções industriais foram o foco para o incentivo da globalização, mas foi no século XX que foi confirmada, pois com a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética, o neoliberalismo ganhou forças e incitou o processo de globalização econômica. Mas aqui no Brasil globalização começou a ganhar importância no século XX onde algumas empresas instalam suas filiais.

O foco principal das empresas multinacionais foi de baratear a mão de obra, baixar o imposto, conseguir novos mercados consumidores e de novas fontes de matérias primas. Onde as multinacionais são empresas que através de filiais geram atividades em outros países possuindo uma única matriz em seu país de origem, que normalmente tem origem de países subdesenvolvidos.

A concorrência das multinacionais fez com que a utilização dos recursos tecnológicos (como a utilização da internet, comunicação via satélite, rede de computadores, etc.) fosse usada para deixar seu custo mais baixo e também para fechar contratos comerciais e financeiros com mais facilidade e eficiência.

Definição de outsourcing

Outsourcing é a terceirização de serviços habitualmente realizada pela própria empresa, com a estratégia de utilizar para somar valores e transformar em negócios. As empresas multinacionais instalam filiais em outros países com a intenção de obter lucratividade máxima além da isenção de imposto, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima e mão de obra barata.

Normalmente a instalação de filiais em países em desenvolvimento acontece através de benefícios do governo, como a doação de terrenos e a isenção de impostos. Mas também vai gerar empregos para a população local além do desenvolvimento industrial, porém os lucros obtidos pelas empresas são designados à construção de novas filiais e uma parte para a matriz, em seu país de origem. Alguns exemplos de empresas multinacionais que instalaram suas filiais no Brasil e seu país de origem: Volkswagen (Alemanha), Nestlé (Suíça) e Peugeot (França).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com