TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governacia Corporativa

Casos: Governacia Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  205 Visualizações

Definição

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas por um conjunto de processos, costumes, políticas e leis, buscando eficiência econômica e eliminando conflitos de interesses através de suas boas praticas.

Princípios básicos

Transparência - Mais do que a obrigação de informar é o desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.

Equidade - Caracteriza-se pelo tratamento justo de todos os sócios e demais partes interessadas

Prestação de Contas - Os agentes de Governança devem prestar contas de sua atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões

Responsabilidade Corporativa - Os agentes de Governança devem zelar pela sustentabilidade das organizações, visando à sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.

Mais do que "a obrigação de informar", a administração deve cultivar o "desejo de informar", sabendo que da boa comunicação interna e externa, particularmente quando espontânea, franca e rápida, resulta um clima de confiança, tanto internamente, quanto nas relações da empresa com terceiros. A comunicação não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, mas deve contemplar também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação empresarial e que conduzem à criação de valor. No Brasil existe a Lei de Responsabilidade Fiscal, que induz o gestor público à transparência de seus atos. Essa transparência pode ser melhorada, significativamente, com instrumentos como a Demonstração do Resultado Econômico, com o contracheque econômico e o balanço social.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com