TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governanca Corporativa

Casos: Governanca Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

2 – Apresentar os Desdobramentos

A) Consequências para os stakeholders (Investidores, Clientes, empregados, etc)

Stakeholder é uma pessoa, grupo ou organização que possui participação, investimento ou ações e que tenha interesses em uma determinada empresa ou negócio por isso também podemos chamar de “partes interessadas” (Investidores, Clientes, empregados). O objetivo principal que o define é ser aquele que entrega algum valor a uma pessoa ou organização, mesmo que não seja o único ou principal interessado no negócio. Todos eles podem ser afetadas pelos projetos e processos de uma empresa, foi o que vimos na companhia petroleira OGX.

A divulgação de dados de produção abaixo do esperado da OGX desencadeou uma crise de confiança dos investidores, toda essa crise desencadeou a queda de um gigante onde as consequência para os stakeholders foram catastróficas, quem tinha ações da OGX teve seu patrimônio reduzido a simplesmente pó.

Após dívidas que somam R$ 11 bilhões diante da crise pelo qual se encontrava a em 2013 a petroleira não tinha outra escolha a não ser começar a enxugar seu quadro de funcionários iniciando as demissões nos campos petrolíferos cujos investimentos foram suspensos.

O cortes de funcionários em sua grande maioria foram daqueles que trabalham na costa (offshore), nos poços petrolíferos das quais cerca de 20% eram terceirizados. Aqueles que gerenciavam estes trabalhadores também não foram poupados, fora dos campos também foram demitidos funcionários em posições administrativas nos escritórios das empresas. Foram 06 grandes “os cabeças” do grupo alguns dos grandes afetados pela crise. O primeiro dos ”grandes” a cair foi o então presidente da OGX, Paulo Mendonça, um dos profissionais trazidos por Eike a peso de ouro da Petrobras para desenvolver sua petroleira apesar de sua participação não ter sido a desejada a demissão não foi imediata após o escândalo Paulo Mendonça já havia sido remanejado da posição para o cargo de assessor especial, a troca aconteceu depois da queda das ações da OGX, em uma baixa que acabou respingando em todas as empresas do grupo. Logo abaixo dele vem Rodolfo Landim Ex-diretor de Exploração e mentor da OGX, Pedro Gouvea braço direito e Corporate Finance e de Relações com Investidores na empresa também não foi poupado.

Clientes

Considerando as enormes perdas, dívidas altas de curto prazo impossibilidade de levantar caixa, perda da credibilidade. Clientes organizaram uma ação judicial contra Eike Batista e a sua petroleira, para recuperar as perdas com investimentos em papéis da companhia. Eles alegam que a empresa fez diversos comunicados que induziram os acionistas ao erro.

Investidores

Empresas como HSBC, JP Morgan, BB investimentos além do BNDES, mais de 50 mil investidores pessoas física tiveram perdas milionárias, famílias perderam casa, poupança dos pais e etc.

B) Consequências para a empresa e controladores.

Levando em consideração o prejuízo obtido por todas as partes a empresa não pode deixar de ser mencionada como uma das principais prejudicadas. A companhia passa por um processo de revisão de sua estrutura de capital e de seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com