TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Artigo: Governança Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso 05

Declínio e melhoria de atuação do Conselho de Administração e da Governança Corporativa da Sigma Indústria, Comércio e Serviços S.A.

A Sigma Indústria, Comércio e Serviços S.A. é uma empresa holding ope¬rativa que tem participação acionária - controladora - em quatro empresas de equipamentos aeroviários em 16 aeroportos localizados em três países da América do Sul.

Há cerca de cinco anos, a Sigma implementou um plano estratégico para o desenvolvimento de seus negócios, bem como consolidou um modelo de gestão baseado em Governança Corporativa, os quais, nos primeiros dois anos, proporcionaram resultados interessantes, mas que nos últimos anos têm apresentado problemas administrativos e de resultados gerais na Sigma.

Diante desse contexto, os proprietários resolveram contratar um profis¬sional especialista - você - para revigorar a Sigma e seus negócios.

O organograma representativo da atual estrutura organizacional da Sig¬ma é apresentado a seguir:

Os negócios atuais da Sigma são:

• serviços de transportes internos de passageiros nos aeroportos (sa¬guão/avião/saguão);

• serviços de armazenagem de produtos e equipamentos nos aero¬portos;

• serviços de transportes internos de produtos e equipamentos nos ae¬roportos (armazéns/avião/armazéns); e

• serviços de transportes internos de malas e bagagens nos aeroportos (esteiras/avião/esteiras).

Em seu plano estratégico existe o estudo - em princípio viável - de lan¬çamento de um novo serviço, representado por produtos preparados para alimentação a bordo (catering).

Quando da análise das razões dos resultados decrescentes da Sigma, você identificou que o foco do problema estava na atuação da Governança Corpo¬rativa e, principalmente, do Conselho de Administração.

O estatuto social da Sigma está muito bem elaborado e detalhado, apre¬sentando todas as atribuições básicas dos diversos órgãos integrantes da Go¬vernança Corporativa.

Entretanto, nesse momento você identificou o primeiro problema da Sig¬ma, representado pela não especificação de responsabilidades importantes, mas que normalmente não aparecem nos estatutos sociais, tais como os deta¬lhes de algumas atribuições inerentes ao plano estratégico, ao orçamento, à análise de projetos, à análise dos concorrentes, entre outros assuntos.

Portanto, o seu primeiro trabalho é identificar as principais atribuições inerentes à gestão que devem ser alocadas nos diversos órgãos da Governança Corporativa da Sigma.

Você pode considerar dez atribuições de gestão por órgão da Governança Corporativa, separadas por atribuições de planejamento, de organização, de direção, de gestão de pessoas e de controle.

O segundo problema que você identificou foi o inadequado processo de comunicação entre os órgãos integrantes da Governança Corporativa da Sigma.

Entre os fatores de influência dessa situação você identificou as reuniões mal-estruturadas e a incompetência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com