TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Trabalho Universitário: Governança Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO PERNAMBUCANO DE ENSINO SUPERIOR-IPESU

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Alexandra Maria

Ana Jaquelina

Barbara Vidal

Bruna Pontes

Cristiane Silva

Daniele Maria

Rayanne Joyce

POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

DA ORGANIZAÇÃO BRADESCO

RECIFE

2013

Alexandra Maria

Ana Jaquelina

Barbara Vidal

Bruna Pontes

Cristiane Silva

Daniele Maria

Rayanne Joyce

POLÍTICA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

DA ORGANIZAÇÃO BRADESCO

Relatório apresentado sobre a Governança Corporativa de uma Instituição Financeira, com o intuito de adquirir a nota da P2 da disciplina de Governança Corporativa no curso Bacharelado em Administração de Empresas. Sob orientação do prof. André Vieira.

RECIFE

2013

Resumo

Os artigos do material apresentado visam refletir a respeito das características da Organização que preza por sua governança corporativa. Para tal, foi estudada a instituição financeira Bradesco, para compreender adequadamente como se Fundamenta tal conceito, alinhado às necessidades das organizações empresariais de forma prática clara e objetiva. Diversos aspectos foram apresentados como e porque há a necessidade de investidores, (acionistas, quotistas), diretoria, conselho de Administração entre outros. Bem como também os princípios básicos, envolvendo os relacionamentos dos stakeholders que contribuem para que a Governança Corporativa possa existir.

Palavras-chave: Governança Corporativa

Sumário

INTRODUÇÃO 5

1 - A ORGANIZAÇÃO BRADESCO 6

2 - GOVERNANÇA CORPORATIVA DA ORGANIZAÇÃO BRADESCO. 7

2.1- Stakeholders (partes interessadas) 7

2.2- Responsabilidade corporativa 7

3 – MISSÃO 8

4 – VISÃO 8

5 - PREMISSAS PARA O PERMANTE APRIMORAMENTO DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DA ORGANIZAÇÃO BRADESCO. 9

5.1- Quanto à responsabilidade corporativa 9

5.2- Quanto à equidade 10

5.3- Quanto à prestação contas 11

5.4- Quanto à ética e transparência 11

6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

7 – REFERÊNCIAS 15

Anexos 16

INTRODUÇÃO

A Governança Corporativa é um tema amplamente discutido na atualidade, seja no meio acadêmico ou nos mercados de capitais, isso devido a sua relevância principalmente no que diz respeito às relações entre as empresas, os administradores, os investidores e a comunidade em geral. .

As empresas em busca de recursos para financiar a expansão de suas atividades buscam na abertura de capital uma fonte mais atraente, porém os investidores antes de disponibilizar os recursos buscam o mínimo de segurança e transparência para que possa acompanhar a aplicação de seus investimentos bem como obter bom retorno.

O presente trabalho tem por objetivo mostrar os princípios das práticas de governança corporativa da organização Bradesco.

1 - A ORGANIZAÇÃO BRADESCO

O Banco Bradesco S.A. foi fundado em 1943 com banco comercial, sob o nome de Banco Brasileiro de Descontos S.A. Em 1948, iniciou-se um período de intensa expansão, que fez com que se tornasse o maior banco comercial do setor privado no Brasil no final da década de 70, conquistando mercados brasileiros urbanos e rurais.

Em 1988, conforme facultado pelo Banco Central do Brasil ocorreu à reorganização da sociedade em forma de Banco Múltiplo, com a incorporação da empresa de crédito imobiliário, visando a operar com as carteiras comerciais e de credito imobiliário, alterando-se a sua razão social para Bradesco S.A. – Banco Comercial e de Crédito Imobiliário que, em 13.1.1989, foi novamente alterada para Banco Bradesco S.A., atual denominação do Banco Brasileiro de Descontos S.A.

O Bradesco é o maior banco privado do Brasil sendo o único a estar presente em cem por cento dos municípios brasileiros, sendo também o segundo maior Banco da América Latina. Atualmente a competitividade na área de serviços é muito intensa, portanto a empresa para sobreviver e continuar crescendo e mantendo sua posição no mercado tem de oferecer ao cliente o que há de melhor, buscando não somente atender as suas necessidades, mas sim surpreendendo e ate mesmo excedendo as suas expectativas. O Bradesco é uma empresa que busca enfoque de qualidade para todos os envolvidos da organização.

O fator competitividade tem motivado a organização a lançar estratégias para que a constante melhoria e aperfeiçoamento tanto dos processos quanto dos seus procedimentos.

2 - GOVERNANÇA CORPORATIVA DA ORGANIZAÇÃO BRADESCO.

O Conselho de Administração do Banco Bradesco S.A. deliberou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com