TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Ensaios: Governança Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Governança corporativa é o conjunto de práticas que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas, tais como investidores, empregados e credores, facilitando o acesso ao Capital.

As principais características da boa governança.

1) Participação, significa que homens e mulheres devam participar sem distinção, igualmente nas atividades implícita na existência de liberdade de expressão como uma sociedade civil organizada.

2) Estudo de direitos: A boa governança requer uma estrutura legal justa para todos ex – direito igual para todos, um chefe e o funcionário devem chegar na empresa no mesmo horário, ninguém e melhor que ninguém.

3) Transparência: Mais do que obrigação de informar, a administração deve cultivar o “ desejo de informar” sabendo que da boa comunicação interna e externa, espontânea, franca e rápida, resulta em clima de segurança , tanto internamente quanto nas relações da empresa com terceiros( visão)

4) Reponsabilidade – As instituições é a forma como procedem são desenhadas para servir os membros da sociedade como um todo e não apenas pessoas privilegiadas .

5) Decisões orientais para um consenso, sobre diferentes grupos da sociedade necessitam medir seus interesses. O Objetivo de boa governança busca o consumo da relação.

6) Efetividade e Eficiência, Deve garantir que os processos e instituições devem produzir resultado que vão de encontro com a demanda da sociedade.

7)Igualdade e exclusividade: A boa governança deve assegurar que todos os membros da sociedade sintam que façam parte dela.

8) Suporte auditoria fiscalizadora: As instituições do setor privado e as governamentais deveriam ser fiscalizadas pelas pessoas da sociedade e por seus auditorias.

Lei Sarbanes Osley(sox)- é uma lei que criou um organismo regulador das empresas de auditoria que determinou penas e responsabilidades para os executivos , na ênfase de recupera a segurança no mercado de capitais, empresas condenadas por SOX, Sofrem multas simas e as ações podem cair rigorosamente. ( explicação caderno)

A Sarbanes Osley( SOX) tem por objetivo estabelecer sanções que coíbam procedimentos não éticos e em desacordo com as boas práticas de governança corporativa por parte das empresas atuantes no mercado norte americano. O objetivo final é restabelecer o nível de confiança nas informações geradas pelas empresa. ( internet).

Auditoria: A prestação de serviços dos auditores externas independente terá que ser aprovada pelo “controle de auditoria”e obrigatoriamente tem que segurir algumas recomendações.

- Prazo entre a contratação de empresa de auditoria externa e no mínimo 1 ano.

- O sócio responsável pela conta da empresa auditora deve fazer um rodizio a cada 5 anos.

Ambiente de controle: Qualquer empresa pode ter um bom ambiente de controle, de um sistema contábil simples e operacionalmente diferente , já empresas de grande porte tendem a ter um sistema mais rígido de controle.

Controle interno: A transparência dos relatórios e fundamental, importante para os investidores, garantindo qualidade e segurança em suas decisões sobre qual empresa investir , as empresas que são transparentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com