TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Tese: Governança Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Tese  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

1-O PROPÓSITO DO IBGC-INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA É:

R:a) Ser referência em Governança Corporativa, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e influenciando os agentes de nossa sociedade no sentido de maior transparência, justiça e responsabilidade.

2- O CÓDIGO DAS MELHORES PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA DO IBGC:

R: É o principal documento do IBGC, pois tem por objetivo contribuir para a evolução da Governança Corporativa das empresas e demais organizações atuantes no Brasil.

3- Código do IBGC está dividido em 6 capítulos. Cada capítulo aborda práticas e recomendações para cada órgão do sistema de governança das organizações. A esse respeito assinale a questão incorreta:

R: Conselho de Administração e Comitê de riscos contábeis.

4-O Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC:

R: o principal documento do IBGC, pois tem por objetivo contribuir para a evolução da Governança Corporativa das empresas e demais organizações atuantes no Brasil. .

5: Em 2009 a assembleia da Sadia aprovou o ajuizamento de ação de responsabilidade contra o diretor financeiro em virtude das perdas com derivativos cambiais que resultaram em prejuízo de R$ 2,5 bilhões em 2008. A Sadia, no entanto, não logrou êxito na ação judicial. Por quê?

R: Quando o balanço é aprovado sem ressalva, a lei imune todos os administradores nestes casos. Pois se a assembleia aprovar este balanço, os administradores não terão responsabilidade por quaisquer fatos ocorridos posteriormente com a empresa.

6:Em relação às regras e os procedimentos aplicáveis à tomada de controle de uma sociedade no mercado de capitais e as transações de caráter extraordinário, tais como fusões e vendas de partes substanciais dos ativos da empresa, recomenda a OCDE que tais regras devem ser claramente articuladas e divulgadas de forma a que os investidores conheçam os seus direitos e os meios legais de os exercer. A esse respeito:

R:país possui um corpo normativo que carece de aperfeiçoamento, pois é grande as reclamações à respeito dos critérios de avaliação empregados nos laudos que suportam essas operações.

7: De acordo com a OCDE as autoridades de supervisão, reguladoras e aquelas dedicadas à aplicação da lei devem dispor dos poderes, integridade e recursos necessários para desempenharem os seus deveres com profissionalismo e objetividade. As suas decisões devem também ser tempestivas, transparentes e exaustivamente explicadas. A esse respeito a CVM – Comissão de Valores Mobiliários:

R: Está distante da recomendação da OCDE, pois não tem orçamento próprio, possui um corpo de técnicos insuficiente e aprova alguns processos por decurso de prazo.

8-Uma das recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE refere-se a assegurar um bom ambiente para Governança Corporativa em conformidade com o princípio do primado do direito e articular claramente a divisão de responsabilidades entre diferentes autoridades de supervisão, autoridades reguladoras e autoridades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com