TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Dissertações: Governança Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  4.496 Palavras (18 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

Resumo ........................................................................................................................... 2

Abstract .......................................................................................................................... 2

1. Introdução .......................................................................................................... 3

2. Origens da Governança Corporativa .............................................................. 3

3. Modelos de Governança Corporativa ............................................................. 6

3.1. Os Modelos de Governança Efetivamente Praticados ............................ 6

4. Objetivo, Concepções e Valores da Governança Corporativa ...................... 7

5. Grandes Marcos Construtivos da Governança Corporativa ........................ 9

6. Níveis diferenciados de Governança Corporativa e o Novo Mercado ........ 10

7. Governança Corporativa no Brasil ................................................................ 11

8. A Crise da Governança ................................................................................... 13

9. As Tendências Prováveis da Governança Corporativa ................................ 13

10. Bibliografia ....................................................................................................... 15

RESUMO

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade, visando aumentar a probabilidade dos fornecedores de recursos garantirem para si o retorno sobre seu investimento, por meio de um conjunto de mecanismos no qual se inclui o conselho de administração.

Palavra – Chave: Organização 1, Administração 2, Stakeholders 3.

ABSTRACT

Corporate Governance System And qua hair as are directed Organizations, monitored and encouraged , involving as Practice and The Relationships Between owners , Board of Directors , Officers and Control Bodies. How Best Practice Principles convert on objective Recomendacoes , aligning interests with a view to preserve and optimize the value of the Organization , facilitating his access to capital and contributing to its longevity , aiming increase the likelihood of resource providers to secure the return For You About your Investment BY hum medium Mechanisms Set qua non includes the board of Directors .

Word - Key: Organization 1 , Business 2, Stakeholders 3.

1. INTRODUÇÃO

Governança corporativa corresponde aos processos, costumes, políticas, leis e instituições que são usados para fazer a administração de uma empresa, incluindo as relações entre os envolvidos e os objetivos para os quais a corporação é governada. Nas organizações contemporâneas, os principais grupos de partes interessadas externas são os acionistas, os credores, o comércio, fornecedores, clientes e comunidades afetadas pelas atividades da corporação (também são conhecidos como stakeholders). Já as partes interessadas internamente são formadas pelo conselho de administração, executivos e demais empregados.

Tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos mesmos.

A boa governança corporativa contribui para um desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas, tornando-se tão importante ter conselheiros qualificados e um sistemas de qualidade, evitando-se assim diversos fracassos empresariais como abusos de poder, erros e fraudes.

2. ORIGENS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Surgindo através de uma ação reflexa da ética, estabelecendo como um movimento que visava proteger os acionistas, principalmente os minoritários, de abusos dos executivos, preponderantemente nas decisões estratégica da diretoria da organização, coincide com a profissionalização da gestão dos negócios, ou seja, o proprietário delega poderes a um executivo que em nome da empresa toma decisões por vezes contrárias ao bom senso e interesses dos proprietários e demais “stakeholders”.

Para contrapor-se às decisões ilhadas dos executivos, o INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA aponta que a “preocupação da governança corporativa é criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com os interesses dos acionistas.”

Segundo CARVALHAL DA SILVA (2005, 15) a governança corporativa é um conceito conhecido há mais de 50 anos, porém esta denominação se tornou popular após os anos 90.

Segundo ANDRADE & ROSSETTI (2004) a expressão foi utilizada pela primeira vez em 1991 e no ano seguinte foi definido o primeiro Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa, porém só em 1995 foi editado o primeiro livro que continha a designação “Corporate governance” de autoria de R. Monks e N. Minow.

De acordo com OLIVEIRA (2006, p. 12-16) as primeiras discussões a respeito do assunto tiveram sua origem no tripé “firmado pelo fundo LENS, pelo relatório Cadbury e pelos princípios da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico); e o filtro básico do processo corresponde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com