TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa Caso WordCom resenha

Por:   •  8/9/2016  •  Resenha  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

 Estudo de Caso

Andréia Rocha Ribeiro Henriques

Trabalho da disciplina Governança Corporativa e Excelência Empresarial

Tutor: Prof.Roberta Matos de Mira Miranda

Rio de Janeiro

2016

Estudo de Caso :

Governança Corporativa e Excelência Empresarial

Fraude Contábil WorldCom

REFERÊNCIA: KAPLAN S.Robert, KIRON David

 Caso Harvard Fraude Contábil na WorldCom

 EUA Setembro,14/ 2007

A WorldCom, empresa fundada em 1979. Por meio de uma estratégia agressiva de aquisições e fusões, e tornou-se a segunda maior companhia de telefonia de longa distância nos Estados Unidos e uma das maiores companhias no fornecimento de tráfego de dados da internet.

De acordo com Eichenwald(2002), ao todo foram 65 aquisições no período entre 1991 e 1997 ,resultando em um investimento de aproximadamente 60 bilhões de dólares e numa dívida no montante de 41 bilhões de dólares.

De acordo com Browning( 2002) , no ano de 1997 ,uma ação da WorldCom iniciou o ano cotada na bolsa de valores de Wall Street a meros centavos de dólar e ao término do mesmo ano acabou chegando o valor de 60 dólares por ação. Foi neste momento que os analistas da bolsa notaram a presença da Companhia e do seu visionário CEO ,Bernie Ebbers,fazendo com que bancos de investimentos, analistas e corretores fizessem fortes recomendações aos investidores e com o aumento da cotação das ações da WorldCom, ficou fácil a utilização destas aquisições de outras companhias.

As fusões e aquisições representavam um grande desfio gerencial em pelo menos duas áreas,gerenciamento e contabilidade,porém na aquisição da MCI houveram indícios de que várias áreas de gestão não foram bem tratadas.

 Além de a integração das empresas não ter ocorrido de maneira eficiente,a Companhia efetuou a interpretação de forma errada das leis contábeis americanas enquanto preparava suas demonstrações financeiras. Para apresentar lucros de maneira crescente, a Companhia apresentou milhões de ativos adquiridos, colocou no resultado custos e despesas esperados para a companhia adquirida no futuro,resultando grandes prejuízos no exercício corrente,porém,no futuro,crivasse a aquisição da MCI a worldCom utilizou-se de outro artíficio, o qual reduziu o valor contábil de alguns ativos em vários bilhões de dólares e alocou estes valores nos ativos intangíveis,registrando o nome da marca pela mesma quantidade e fazendo com que a Companhia os utiliza-se durante décadas.

De acordo com Sender(2002) , o valor das ações  apresentavam-se elevados e as praáticas contábeis adotadas pela WorldCom maximizavam os ganhos financeiros das aquisições enquanto minimizavam as despesas existentes. A Companhia ignorava as questões importantes referentes a consolidação com novas empresas as quais, com as práticas adotadas,resultavam no aumento contínuo das ações.

Entretanto , todas as práticas adotadas pela Companhia foram colocadas em risco quando, no ano de 2000 , o governo norte americano recusou a permissão da Sprint pela WorldCom e com essa negação, não havia mis a possibilidade de utilizar as estratégias que beneficiavam a WorldCom,deixando a sua administração com difíceis escolhas,

Os anos seguintes apresentaram dificuldades em manter sua valorização ,e em Julho de 2002, a WorldCom protocolou pedido de proteção contra falência após várias divulgações referentes as irregularidades contábeis existentes.

De acordo  com Solomon(2002) a WorldCom apresentava também um montante de 241 milhões de dólares em empréstimos dados pelo conselho de administração aos gestores. Surge então o questionamento das autoridades se  esses empréstimos eram éticos,pois 27% das empresas de capital aberto possuíam empréstimos com seus executivos, os quais apresentavam taxas amigáveis que consistiam em baixo retorno aos ativos das companhias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com