TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandes Nomes Da Administração

Ensaios: Grandes Nomes Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

Alfred P. Sloan

Nascido em 1875 e falecido em 1966, assumiu a Presidência da General Motors em 1923 e permaneceu como seu líder durante quase 30 anos e inventou a noção de empresa descentralizada e multidivisional.

É o único autor que ganhou a designação de guru ao escrever apenas um livro: My Years With General Motors (1986), para mais uma autobiografia. Sloan começou por estudar Engenharia Elétrica e licenciou-se no MIT, onde financiou a Sloan School of Management. Quando entrou na empresa, na década de 20, a GM era o caos, um emaranhado de negócios dispersos e desordenados. Endividada e com a produção à beira do colapso, a General Motors quase foi à falência. Sloan assumiu a presidência em 1923 e criou as divisões corporativas. Sua missão: dar suporte à produção, prover recursos financeiros, organizar fábricas, suprir mão-de-obra. A organização, sob seu comando, passaria a ser controlada por orçamentos, sistemas de contratação, relatórios de vendas.

Enquanto Henry Ford dizia que o consumidor poderia comprar qualquer carro desde que fosse um Ford preto, Sloan adotou a estratégia de um carro "para cada bolso e propósito". Sua linha ia do aristocrático Cadillac ao proletário Chevrolet. Resultado: em 1940, a GM alcançou o topo do mercado, com 47,5% das vendas, uma posição que seu concorrente não mais recuperaria. Parte da saga de Sloan à frente da GM foi contada em seu livro Minha Vida na General Motors. De acordo com Bill Gates, a obra "provavelmente a melhor opção se você quiser ler apenas um livro sobre administração".

Frederick Herzberg

"Um dos professores de gestão mais influentes e consultores do pós-guerra ... morreu em 18 de janeiro de 2000, em Salt Lake City. Herzberg estava em Utah desde 1972, quando ele foi convidado a participar da Faculdade de Negócios da Universidade de Utah, então liderado por George Odiorne.” A citação acima foi tirada do obituário do New York Times, 1 de fevereiro de 2000.

Frederick Irving Herzberg nasceu em Lynn, Massachusetts, em 18 de abril de 1923. Foi um psicólogo americano que se tornou um dos nomes mais influentes na gestão empresarial. Ele é famoso por introduzir o enriquecimento do trabalho e a teoria dos Fatores de Motivação (teoria dos dois fatores). Publica em 1968 o artigo "One More Time: How Do You Motivate Employees?", tinha vendido 1,2 milhões de reimpressões até 1987, e foi o artigo mais solicitado da Harvard Business Review. Herzberg argumentou que enriquecimento do trabalho é necessário para a motivação intrínseca, e que é um processo de gerenciamento contínuo. De acordo com Herzberg:

• O trabalho deveria ter desafio suficiente para utilizar a capacidade total do empregado.

• Os funcionários que demonstram níveis crescentes de capacidade deve ser dado aumento dos níveis de responsabilidade.

• Se um trabalho não pode ser projetado para usar as habilidades completa de um empregado, então a empresa deve considerar automatizar a tarefa ou substituindo o empregado com quem tem um menor nível de habilidade. Se uma pessoa não pode ser plenamente utilizado, em seguida, haverá uma motivação problema.

No tocante aos fatores higiênicos e motivacionais, ele realizou importantes descobertas e constatações:

• As pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com