TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravides Na Adolescencia

Monografias: Gravides Na Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 6

1. APRESENTAÇÃO

O campo de estágio de onde partirá a proposta de Projeto é a Secretaria Municipal de Saúde de. O alvo não deve ser somente a questão da gravidez na fase de desenvolvimento humano, ou melhor, na adolescência torna-se considerável abordar também suas consequências e ainda a mobilização não só das adolescentes em situação de risco e sim todo o público que tenha interesse em tornar amplo o conhecimento do assunto que será colocado em discussão.

O presente projeto consegue suprir o desejo, de contemplar as adolescente e demais pessoas interessadas com amplos conhecimentos adquiridas por meios de pesquisas, compartilhando dessa forma pontos importantes da questão.

Vale ressaltar que o impasse maior nessa fase de transição, talvez esteja em algumas práticas atuais, como: atividade sexual precoce, pouco conhecimento sobre as possíveis consequências e uso dos contraceptivos, descrédito do adolescente em aceitar que o inicio precoce das atividades sexuais pode acarretar uma gravidez e risco para o aparecimento de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS sendo essas algumas das tantas conseqüências enfrentadas pelas adolescentes.

2. JUSTIFICATIVA

Com a chegada da adolescência é normal que aconteçam as transformações corporais, as alterações hormonais e com estes a descoberta do corpo e de novas sensações.

Seria interessante que os adolescentes recebessem orientações adequadas sobre sexualidade para, além de aprenderem sobre o assunto, pudessem se prevenir de maiores problemas.

Segundo dados do ministério da saúde, a cada ano cerca de um milhão de adolescentes engravidam sem desejar.

O presente estudo se justifica pela necessidade de compreensão das necessidades de uma adolescente grávida.

A adolescência é considerada um fenômeno específico do desenvolvimento humano. É um período confuso e de contradições onde o adolescente vive novas experiências, reformula seus pensamentos, sentimentos e expectativas e transforma gradativamente a sua auto-estima infantil

em visitas a varias comunidades do município percebemos que algumas adolescentes enfrentam com muita dificuldade a problemática da gravidez. Assim, pretende-se com o presente trabalho intervir com atividades específicas para que a gestação neste período possa ser observada não apenas como um episódio, mas como um processo dinâmico, inserido numa fase da vida de profundas transformações e que fatores como distanciamento dos amigos, desenvolvimento pessoal retardado, possibilidade de estabilidade conjugal frágil e tendência a perpetuação de pobreza, inevitavelmente provocam desordens sociais e psicológicas bastante visíveis.

Para se entender as causas e consequências da gravidez precoce se faz necessário um estudo e acompanhamento das famílias em situação de vunerabilidade social, bem como formular políticas públicas que atendam esta classe em toda sua complexidade . Os números apontam que se trata de um problema digno de preocupação para a sociedade e os governos. Inclusive, os índices de saúde do Brasil apontam para a melhoria de vários indicadores ao longo dos últimos 20 anos, com exceção dos índices de mortalidade materna, os quais ainda se encontram elevados, estando intimamente ligados à questão da gravidez precoce.

Por outro lado, a gravidez na adolescência, em nosso contexto sociocultural, tem sido vista e tratada como uma questão exclusiva do universo feminino. Exemplo disso são os pouquíssimos relatos de agendas abordando experiências junto aos pais adolescentes. Geralmente, o garoto-pai é figura com pouca presença e atuação.

Estudos sobre o tema referem-se a dificuldades como temores, inseguranças, vergonha, desorientação, solidão e desespero (em especial, quando da descoberta da gravidez). No entanto, há que se conduzir com especial prudência e atenção para não se incorrer em preconceitos sentenciando toda gravidez precoce como necessariamente indesejada, já que em alguns casos, as próprias adolescentes a buscam por algum motivo e abordagens de pré-julgamento podem interferir, negativamente, na escuta a esses jovens. A conjuntura moderna em que vivemos torna acelerada e evolução dos conceitos e percepções. Para muitos jovens, não há o pensamento de que ocorrência de gravidez importa em fim/limite da juventude. Boa parte das famílias, longe de encararem esse fato como um agravo ao desenvolvimento dos jovens, tem passado a exercitar uma aceitação passiva bem diferente de há poucas décadas atrás. Por isso tudo, há que se promover uma boa escuta dessas novas realidades, destoantes de várias das posições do senso comum, e isso tudo, com o fim de se promover uma adesão colaborativa plural que proporcione o êxito de intervenções que busquem minimizar a ocorrência da gravidez precoce.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

Reduzir a médio e longo prazo o atual índice de Gravidez na Adolescência no Município de.

3.2 ESPECÍFICOS

Possibilitar a identificação do espaço de intervenção profissional;

Possibilitar a aproximação do exercício profissional e sua importância para a população usuária do serviço social;

Identificar as políticas sociais implantadas na Secretaria de Saúde e sua importância para a instrumentalização do exercício profissional;

Realizar levantamento de dados de adolescentes grávidas no município;

Promover nas adolescentes formas de conduta responsável no que se refere ao sexo seguro e ao adiamento da idade do início das atividades sexuais;

Gerar informações aos adolescentes sobre sexualidade, prevenção da gravidez precoce e DSTs;

Realizar pesquisas sobre o tema Gravidez na Adolescência nas comunidades, Escolas e Grupos de Adolescentes, com a finalidade de levantar indicadores sobre o tema em questão.

4. PÚBLICO ALVO

Constituem público-alvo direto, as adolescentes entre 12 e 19 anos, estudantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com