TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA ARTE INTEGRADA

Por:   •  15/6/2016  •  Artigo  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

A contribuição da História Integrada para nossos estudos de História do Brasil pode ser corretamente apontada em qual alternativa?

Resposta Selecionada: a.

Contar uma história do Brasil menos superficial, em que as conexões com os acontecimentos mundiais fossem estabelecidas; história mais rica, cheia de idas e vindas, num processo em que o Brasil não poderia ficar isolado.

Respostas: a.

Contar uma história do Brasil menos superficial, em que as conexões com os acontecimentos mundiais fossem estabelecidas; história mais rica, cheia de idas e vindas, num processo em que o Brasil não poderia ficar isolado.

b.

A ideia fundamental é estabelecer vínculos entre o Brasil e outros países, pensando na superioridade do Brasil em termos de nacionalismo.

c.

A história não pode ser tratada com idas e vindas uma vez que é uma ciência de certezas relacionadas ao passado.

d.

Devemos contar a história tomando como ponto de partida nossa nação e depois buscar conexões com outros países, mas lembrando sempre que não se pode vincular a história nacional com conexões uma vez que é uma história muito particular.

e.

Devemos começar pela História Geral e depois, seguindo a hierarquia, chegar à história do Brasil.

Feedback da resposta: Resposta A

Comentário: Narrar as histórias do Brasil e do Mundo juntas seria uma forma de acompanhar a inserção do Brasil num mundo e mercados amplamente globalizados.

• Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

A opção pela História Integrada como forma de organização das aulas de História precisa ser pautada por uma série de escolhas que dialogam com a sociedade contemporânea. Dessa maneira,

Resposta Selecionada: c.

A construção de noções de cidadania e conscientização do papel dos cidadãos na sociedade contemporânea buscando a formação da consciência histórica e política devem nortear a formação dos professores.

Respostas: a.

A ideia de cidadania e conscientização já são ultrapassadas pela noção mais contemporânea e moderna de que se deve apelar exclusivamente para o acúmulo de informações.

b.

Devemos deixar de lado todas as possibilidades que não sejam necessariamente vinculadas à uma formação para o mercado.

c.

A construção de noções de cidadania e conscientização do papel dos cidadãos na sociedade contemporânea buscando a formação da consciência histórica e política devem nortear a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com