TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA PROFISSÃO DO ADMINISTRADOR

Relatório de pesquisa: HISTÓRIA DA PROFISSÃO DO ADMINISTRADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  5.852 Palavras (24 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 24

1.0. HISTÓRICO DA PROFISSÃO DO ADMINISTRADOR

A profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o dia do Administrador.

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.

Para o administrador conseguir o registro profissional em administração que é o CRA (Conselho Regional de Administração), ele precisa ter concluído o curso, assim dando entrada para adquirir sua Carteira de Identidade Profissional, que irá ajudá-lo muito em sua carreira profissional, pois o CRA é um órgão consultivo, orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício da profissão de administrador.

“Os primeiros administradores profissionais foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Estas empresas foram às primeiras sociedades anônimas que se tem notícia.”

O ensino de Administração está relacionado ao processo de desenvolvimento do país. Esse processo foi marcado por dois momentos históricos distintos. O primeiro, pelos governos de Getúlio Vargas, representativos do projeto "autônomo", de caráter nacionalista. O segundo, pelo governo de Juscelino Kubitschek, evidenciado pelo projeto de desenvolvimento associado e caracterizado pelo tipo de abertura econômica de caráter internacionalista. Este último apresentou-se como um ensaio do modelo de desenvolvimento adotado após 1964. Nesse período, o processo de industrialização se acentuou, sobretudo devido à importação de tecnologia norte-americana.

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.

O surgimento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a criação da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP) marcaram o ensino e a pesquisa de temas econômicos e administrativos no Brasil, contribuindo para o processo de desenvolvimento econômico do país.

Foi na FGV que surgiram os primeiros institutos de investigação sobre assuntos econômicos do país, com propósito de fornecer resultados para as atividades dos setores estatal e privado.

No final dos anos 60, a evolução dos Cursos de Administração ocorreria, não mais vinculada a Instituições Universitárias, mas às Faculdades Isoladas que proliferaram no bojo do processo de expansão privatizada na sociedade brasileira. A partir da década de 60, o estilo de desenvolvimento privilegiou as grandes unidades produtivas na economia do país. Ocorreu o crescimento acentuado das grandes empresas, principalmente estrangeiras e estatais, permitindo a utilização crescente da técnica. Isso implicou diretamente a necessidade de profissionais com treinamento específico para executar diferentes funções internas das organizações. Diante dessa situação, as grandes empresas passaram a adotar a profissionalização de seus quadros, tendo em vista o tamanho e complexidade das estruturas. Isso veio constituir um espaço potencial para a utilização dos Administradores que passaram pelo sistema escolar.

No Brasil temos um problema, pois, se preocupa mais com em preparar profissionais de empresas privadas, mas no momento em que o Brasil se encaminha para uma sociedade democrática, parece oportuno defender a formação de um profissional capaz de atuar em outras formas organizacionais, tais como: associações de bairros, cooperativas, pequenas empresas e outros campos novos à espera de formas organizacionais inovadoras, além do seu tradicional campo nas empresas.

Enfim o administrador deve resguardar o mercado de trabalho, evitando que profissionais alheios à categoria assumam tarefas privativas do Administrador, conforme estabelece a Lei nº 4.769/65; unificar e fortalecer a categoria profissional.

2.0. DEFINIÇÃO DA PROFISSÃO

O administrador trabalha em diversas estruturas dentro de uma organização e é responsável pelo planejamento de estratégias, pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos.

O profissional de administração conduz as relações entre a empresa e os funcionários, cuida de processos de admissão, treinamento e demissão e organiza planos de carreira e programas de benefícios. Pode também atuar no controle dos estoques de matéria-prima e insumos, gerenciando os processos de compra; no setor financeiro, operando nas áreas de custos, orçamentos e fluxo de caixa; e com as áreas de publicidade e marketing.

Veja a seguir alguns exemplos de áreas de atuações dos administradores: Um administrador de Empresas tem a função de cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado. Já a administração financeira ela vem para organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa. O Administrador de Recursos Humanos tem como função de cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra e etc.

Vimos que a Administração é o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. Temos que aprofundarmos nos estudos, assim adquirindo conhecimento e transformando o futuro promissor. Um bom Administrador mantém o controle e a liderança, delega funções, é amigável e educado com seus colaboradores e clientes, pois, você faz parte de um time onde cada um tem suas funções. Quanto mais unido e forte for o time, mais unida e melhor será sua empresa.

3.0. CAMPOS E ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR

O atual momento histórico é único. Esta é a última geração da chamada sociedade industrial e que já pertence a uma nova sociedade, a da tecnologia da informação, cujo escritor ALVIN TOFFLER denominou de "Terceira Onda". Dentro deste contexto de transição, falar sobre as perspectivas profissionais aos egressos dos cursos de Administração é algo estimulante, porque leva a refletir sobre os diversos cenários dentro desta nova economia e também sobre o papel que os administradores devem desempenhar.

PETER DRUCKER, um dos maiores pensadores sobre Administração da atualidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com