TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DA QUALIDADE

Tese: HISTÓRICO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  Tese  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 9

HISTÓRICO DA QUALIDADE

Sinopse - Etapa 1 – Passo 1

A qualidade existe desde sempre, é um valor implícito em todas as pessoas, porém ao longo dos anos ela vai ganhando notoriedade e importância. Em 1920 Henry Ford com sua linha de montagem de carros populares adotava o inicio do controle da qualidade, porém 100% carros produzidos eram testados e apenas o supervisor era responsável pelo produto, não muito tempo depois em 1940 surge o controle estatístico da qualidade por amostragem, por lotes, utilizado até os dias de hoje.

Em 1950 o mundo ganha a contribuição de Eduard Deming e Joseph M. Juran que vão para o Japão aplicar seus conceitos de Qualidade enfatizando a liderança, quebrando as barreiras entre os departamentos e instalando o sistema Kaizen.

Chega em 1960 Armand Feigenbaum definindo conceito de Qualidade Total, dizendo que para se alcançar a sonhada plenitude da qualidade é preciso que todos os departamentos estejam envolvidos nesse projeto, ou seja, marketing, financeiro, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e produção, deveriam conversar a mesma língua e buscar o mesmo resultado.

Já em 1980 surgem as normas ISO, ou seja, ferramentas , mecanismos para que as empresas tenham padrões e esses padrões atendam às exigências de qualidade.

Chegamos ao século XXI onde qualidade se torna mais do que um padrão, mais do que uma questão de sobrevivência, agora já é uma arma de combate, faz parte da gestão estratégica das empresas, que bem estruturada e fundamentada aumenta significativamente a fatia de mercado da organização.

Aplicabilidade e Contribuição aos Setores

Setor Primário – este setor está relacionado à exploração de recursos da natureza, fornecendo matéria prima. É muito vulnerável porque depende dos fenômenos naturais, como terra produtiva, chuvas em tempos certos entre outros.

Através do histórico vimos que a qualidade já era exercida desde a sociedade agrícola, onde a manufatura era a forma de produção e as pessoas já exigiam verduras, legumes fresquinhos, bonitos, saborosos, ou sapatos bem costurados e roupas com ótimo caimento. De forma que toda a evolução da qualidade pode ser adaptável ao produto, a aplicabilidade pode ser feita, por exemplo, no setor agrícola com planejamento das mudas que serão plantadas, com aplicação de pesticidas, sistema de irrigação entre diversas opções existentes e que devem ser criadas para melhorar a qualidade das safras. A contribuição da qualidade é imensurável já que produtos bem feitos são produtos que agradam seus consumidores, e sua venda ganha valor extra e a economia gira com a concorrência saudável.

Setor Secundário – este setor é o que transforma a matéria-prima que vem do setor primário. Aqui são adicionados conhecimentos, tecnologia e maquinário, agregando valor e gerando riqueza.

O setor secundário evoluiu juntamente com a qualidade, as indústrias foram muito beneficiadas com os avanços dos pensadores, aplicaram diretamente as ferramentas, o PDCA, o sistema Kaizen, o controle estatístico, controle de qualidade online e off line, e de forma que o resultado foi um grande crescimento das organizações. As empresas que pertencem a este setor aplicam até hoje todos os sistemas que se encaixam melhor ao seu negócio, utilizam as normas como a ISO e o sistema 5s ou Seis Sigma. A contribuição da qualidade para este setor também é imensurável, não dá para imaginar uma organização que não tenha um plano de qualidade, que não se preocupe com isso, se existe alguma que ainda não se atentou para essa necessidade vital então fatidicamente esta empresa está fadada ao fracasso, não há espaço para falta de qualidade nos dias de hoje.

Setor Terciário – este setor está relacionado aos serviços, buscam satisfazer as necessidades implícitas ou explicitas das pessoas.

Este setor por sua vez tendo sido o que mais se desenvolveu com a globalização em todo o mundo não foi diferente no Brasil, recebendo a herança do histórico da qualidade, todos os serviços hoje prestados atendem a padrões de qualidade, o setor terciário já nasceu com conceitos de qualidade para que pudessem ser aplicados, e não foi diferente. As pessoas aprenderam a exigir, a escolher, os serviços com melhor qualidade de atendimento e de resolução. Portanto não há como haver um serviço que sobreviva neste mundo econômico de guerra sem a aplicação de diversos conceitos e ferramentas da qualidade. A contribuição deste histórico é gigantesca, já que os serviços puderam adaptar conceitos criados para o chão de fábrica as suas necessidades e então oferecer um serviço de ótima qualidade ao seu cliente final.

Divisão social dos setores

Setor Público – Atividades do Governo, sem fins lucrativos.

Da mesma forma que todos os setores da economia foram abençoados pelo histórico da qualidade, e adaptaram seus negócios aos conceitos, métodos e ferramentas, o setor público não pode degenerar, em todas as atividades que o governo oferece a qualidade pode e deve ser aplicada, acreditamos que se o setor público utilizasse mais dos conceitos existentes com certeza toda a população seria beneficiada. A contribuição da qualidade no setor público é inestimável, sabemos que teríamos um país muito melhor se a qualidade fosse aplicada a esses serviços como são no setor privado.

Setor Privado – Empresas com fins lucrativos

Todas as aplicações e contribuições do histórico da qualidade foram discorridas nos setores primários, secundários e terciários, e todas as empresas com fins lucrativos pertencem a esses setores.

Terceiro Setor – Organizações não-governamentais, sem fins lucrativos

As organizações não-governamentais, geralmente são prestadoras de serviços, oferecem suporte, atendimento, apoio à doentes, crianças, educação, etc. No entanto não recebem apoio financeiro do governo e não buscam lucros, então para que elas aplicaram os conceitos de qualidade em um serviço que não vai lhe trazer retorno financeiro, porém cada empresa, organização ou setor tem uma missão e por isso buscam aplicar a melhor qualidade possível. De maneira que é perfeitamente cabível que a metodologia existente e evoluída da qualidade seja aplicável, como em todas as áreas e setores já falados. A qualidade e sua história pode ser aplicada em qualquer empresa, em qualquer lugar, basta haver interesse em melhorar. A contribuição do histórico da qualidade é agregar valor e importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com