TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene e limpeza

Artigo: Higiene e limpeza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Artigo  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

Higiene

Consiste na prática do uso constante de elementos ou atos que causem benefícios para os seres humanos.Sanitização advém de Sanidade que em amplo sentido significa ordem perfeita de funcionamento. A higiene compreende hábitos que visem preservar o estado original do ser, que é o bem-estar e a saúde perfeita.

Às técnicas de manutenção e preservação do bem-estar, saúde perfeita e harmonia funcional do organismo damos o nome de hábitos sanitizantes, ou hábitos higiênicos.

Muitas das doenças infecto-contagiosas existentes que são encontradas, em locais inadequados decorrentes dos baixos padrões de higiene, por vezes relacionados com o baixo padrão cultural e social local, atualmente, são de certa forma contidas com a implementação de padrões de higiene, através da conscientização da população e instrução de novas metodologias que ensinam como a sociedade deve comportar-se nesses momentos em relação à sua Higiene. Há quatro tipos de higiene: A pessoal,a coletiva,a mental e a ambiental.

É um conjunto de hábitos de higiene e asseio com que cuidamos da nossa saúde , por ser um fator de importância no nosso dia a dia, acaba por influenciar no relacionamento inter social, pois implica na aplicação de hábitos, que viram normas de vida em carácter individual, como:

Banho - Tomar banho diariamente - Devemos utilizar sabonete neutro.

Assepsia - O uso de desodorizante é bastante útil, especialmente de Verão. No entanto devem ser evitados os que inibem a produção de suor, podendo assim aumentar a transpiração em outros locais do corpo – transpiração compensatória.

Lavar as mãos - sempre que necessário, especialmente antes das refeições, antes do contato com os alimentos e depois de utilizar o banheiro. Além disso, é importante manter as unhas bem cortadas e limpas.

Higiene oral - Os dentes e a boca devem ser escovados depois da ingestão de alimentos, usando um creme dental com flúor. Uma higiene inadequada dos dentes dá origem à cárie dentária, que pode ser causa de inúmeras doenças.

Água potável - Beber água mineral ou filtrada.

Uma alimentação equilibrada, com alimentos mais naturais (se possível) e que encontrem-se em melhores condições de higiene.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com