TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene E Segurança

Artigos Científicos: Higiene E Segurança. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  3.105 Palavras (13 Páginas)  •  2.138 Visualizações

Página 1 de 13

Carpintaria

SEGURANÇA NA CARPINTARIA

Por formar e dar conhecimento dos meios e recursos de prevenção e dos riscos existentes nas suas tarefas. A Política de Segurança, Higiene e Saúde Ocupacional, que consiste em: Assegurar o cumprimento da legislação, regulamentação, normas e regras técnicas em vigor relativas à segurança, higiene e saúde no trabalho por parte das empresas. Incrementar condições de segurança, higiene e saúde do trabalho como fator decisivo na valorização pessoal e profissional do recursos humanos. Desenvolver o sistema de segurança, higiene e saúde por forma a que a autarquia, através da concretização de boas práticas, constitua uma referência na área da segurança e saúde no trabalho. Contribuir para o desenvolvimento da área de segurança e saúde no trabalho pelos agentes econômicos e sociais do conselho.

TRABALHOS EM CARPINTARIA

As tarefas em carpintaria são diversificadas, entre elas: moldagem e serragem de peças, lixagem e colagem; assentamento, montagem e acabamentos.

Nestas tarefas estão implicados vários fatores de risco. O risco define-se como a probabilidade de algo afetar negativamente o nosso bem estar. Para minimizar os riscos há de colocar em prática medidas de prevenção e de proteção adequadas, porque um local de trabalho pode ser perigoso sob certos aspectos: Pela agressão direta da máquina ao homem, que pode estar na origem de acidentes de trabalho; pela agressão indireta, através do ambiente físico, químico ou biológico do posto de trabalho, potenciada do aparecimento de doenças profissionais. Para minimizar o risco, ou seja, diminuir tanto quanto possível, a probabilidade de ocorrência de uma situação de acidente, pode-se recorrer a dois tipos de estratégia: Reduzir o perigo: ações tomadas previamente de forma a evitar ou anular o risco existente (Prevenção). Implementar as medidas de proteção: ações tomadas num determinado momento, se não for possível eliminar o risco (Proteção).

ACIDENTES DE TRABALHO.

Na base dos acidentes de trabalho podem estar várias causas diretamente relacionadas com a atitude humana (ações perigosas) ou com o estado do material/instalações (condições perigosas). Apresenta-se uma listagem dos erros mais comuns que podem provocar acidentes em carpintarias: disposição inadequada de máquinas e equipamentos; desarrumação da carpintaria, do armazém e dos locais de trabalho; remoção das proteções das máquinas; armazenamento de tábuas e painéis com pregos salientes; trabalho desorganizado (locais de passagem obstruídos, trabalhos efetuados por apenas um trabalhador, quando deveriam ser efetuados por dois). Utilização de ferramentas em mau estado de conservação; utilização de andaimes ou bancadas improvisados ou indevidamente montados; não delimitar e sinalizar zonas de trabalhos; não utilizar os EPIs necessários; trabalhadores sem formação e desconhecimento dos riscos.

De modo a evitar estas situações, apresentam-se as medidas de prevenção aconselhadas: O armazenamento deve ser organizado por dimensões, as peças corretamente alinhadas e a altura das pilhas não deve colocar em causa a sua estabilidade. O local deve ser acessível, sem interferir com as zonas de passagem. As bancadas devem ter dimensões que permitam uma correta estabilização das tábuas, especialmente nas tarefas de corte e uma altura entre os 75 e os 90 cm. Os espaços de circulação e operação junto às máquinas devem manter-se desobstruídos, arrumados e limpos de serradura e desperdícios. Devem ser colocados extintores junto às máquinas. As folhas de corte das serras e serrotes devem ser inspecionadas antes de se iniciar qualquer trabalho verificando se estão em bom estado de conservação e se são adequadas ao material a cortar. Quando proceder ao corte de madeira molhada ou com nós, deve ter em atenção a resistência ao avanço, desvios e possíveis projeções de materiais devidas à prisão do disco. Quando proceder ao corte de aglomerado de madeira com resina, deve apertá-la com maior firmeza pois a aderência ao disco tende a fazer rodar a peça. Dever-se-á fixar corretamente os discos das serras e não utilizar discos excessivamente desgastados, desequilibrados ou de diâmetro diferente do indicado pelo fabricante. Dever-se-á verificar a ausência de corpos metálicos, nós duros ou outros defeitos nas peças de madeira. As colas e vernizes devem ser armazenados em local fechado e ventilado. O estaleiro e o armazém das madeiras devem ficar afastados de fontes de calor e de outros materiais combustíveis. As tábuas e ripas devem ser transportadas ao ombro por um mínimo de dois trabalhadores. Se tal não for possível, a frente deve estar a uma altura superior ao capacete do trabalhador que as transporta, de forma a evitar ferimentos no rosto dos colegas.

EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL

Deverá fazer uso do EPI apenas para as finalidades a que se destina. Antes de utilizar o EPI deverá verificar sempre o seu estado de conservação, limpeza e respectivos prazos de validade. É responsável pelo bom uso e conservação. Qualquer deterioração antes do tempo ou defeito, deverá ser comunicada à DHSO. Deverá limpar cuidadosamente os EPI, após cada utilização e em presença de produtos tóxicos, deverão os mesmos ser lavados com materiais que não alterem as suas características. Os EPI devem ser guardados em armário próprio, isento de poeiras, produtos tóxicos ou abrasivos. Não os colocar em contatos direto com ferramentas ou outros materiais/equipamentos. Em caso de acidente de trabalho, deverá guardar todos os EPIs que estava a utilizar na altura do mesmo. É obrigatório assinatura da entrega do EPI e a entrega do documento à DHSO. Deverá utilizar os EPIs fornecidos pela DHSO para os seguintes tipos de risco:

TIPO DE RISCO

Queda de objetos; Perda de audição; Entalhamento; Contato com objetos cortantes; Desgaste da pele; Corte Contato com superfícies abrasivas; Decepamento; Esmagamento; Projeção de partículas; Inalação de substâncias perigosas; Queda em altura.

VESTUÁRIO DE TRABALHO

Bata; Calças; T-Shirt; Camisa; Camisola; Impermeáveis. Deverá consultar as instruções de limpeza, responsabilizando-se pelo bom uso e conservação. Qualquer deterioração antes do tempo ou defeito deverá ser comunicada à DHSO.

EQUIPAMENTOS DE TRABALHO:

Designa-se por equipamento de trabalho todo o conjunto de máquinas, aparelhos, ferramentas e instalações utilizadas no trabalho. A carpintaria possui equipamentos perigosos que exigem pessoa competente e formação para o seu manuseamento. A aquisição de equipamentos de trabalho deverá obedecer a um conjunto de fatores a ter em conta, tais como: trabalhadores, espaço, tarefas, riscos. Na sua utilização, os sistemas de comandos devem estar bem visíveis e claramente identificados e possuir paragem de emergência; os dispositivos de segurança e de proteção devem ser eficazes e nunca ser removidos (apenas para manutenção); as ferramentas portáteis devem ser adequadas, estar em bom estado de funcionamento e terem manutenção periódica; a iluminação deve ser direcionada para a zona de trabalho e adequada às tarefas; os dispositivos de alerta devem ser facilmente percebidos e a manutenção deve ser feita com o equipamento parado e por trabalhador especializado. As máquinas têm de ser verificadas/inspecionadas anualmente. Deverá existir uma lista de verificação, a ser utilizada pelo trabalhador responsável do equipamento, de modo a verificar a existência de anomalias. Deste modo, assegura-se que os equipamentos de trabalho são adequados ou estão convenientemente adaptados ao trabalho a efetuar, e garantem a segurança e a saúde dos trabalhadores durante a sua utilização.

RISCOS ELÉTRICOS

Imprescindível no posto de trabalho, a instalação eléctrica deverá ser alvo de manutenção regular. Deverá ter em atenção os seguintes procedimentos: Trabalhe em locais bem iluminados, escolhendo uma posição segura e estável e utilizando a ferramenta adequada. Não utilize ferramentas eléctricas em locais húmidos ou junto de substancias inflamáveis. Não estique o cabo elétrico e proteja-o contra fontes de calor, óleos ou objetos cortantes. Não transporte ferramentas eléctricas ligadas à corrente ou com o dedo colocado no interruptor de comando; antes de ligar à rede eléctrica, certifique-se que o interruptor de comando se encontra desligado. Desligue o aparelho da corrente sempre que não estiver em uso, antes da troca de acessórios ou aquando da sua manutenção; não esquecer que, se não estiver habilitado para o efeito, não deverá proceder à sua reparação.

TRABALHOS EM ALTURA

De modo a garantir a segurança dos trabalhadores no exercício de tarefas deste tipo, a Divisão de Conservação de Edifícios adquiri andaimes de fachada. Os andaimes adquiridos são exclusivamente para utilização de trabalhos em edifícios, sendo este sector o fiel depositário dos equipamentos, ficando à sua responsabilidade o seu armazenamento e o estado de manutenção.

PRINCIPAIS RISCOS DE TRABALHOS EM ALTURA

Quedas em altura; Quedas de ferramentas e/ou materiais sobre terceiros.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA MONTAGEM DE ANDAIMES

Verificar a existência de todos os componentes necessários à sua montagem correta e verificação do estado de conservação destes. Sempre que o andaime for montado na via pública, importa prever a circulação das pessoas e veículos e planificar as adequadas medidas de sinalização e de proteção contra quedas de objetos. Se o tipo de trabalhos a efetuar implicar projeção de materiais e/ou resíduos, como picagem de rebocos ou lavagem de fachadas, é necessário o recobrimento do andaime com ráfia em toda a sua dimensão. Capacete Arnês, com grande abertura Cinto de segurança Mosquetão de proteção contra quedas.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E GESTÃO NA MONTAGEM DE ANDAIMES

Setor responsável pela guarda do equipamento. A entrega dos equipamentos só será efetuada após o preenchimento de documento em duplica do, sendo que uma cópia fica retida no sector da Pintura Civil e a segunda cópia ficará na posse do sector que efetuou o pedido. Esses documentos serão assinados pelo Encarregado Geral da DCEM e pelo responsável pela obra. Na recepção dos equipamentos, o referido será rubricado por ambas os sectores, ficando à responsabilidade do sector da Pintura Civil de verificar o estado de conservação em que se encontram peças. Preenchimento de documento para registo de movimento das peças da estrutura. Sector que efetua o levantamento do equipamento. O equipamento só será levantado após preenchimento de documento específico, em duplicado, ficando em sua posse uma cópia que manterá até ao final dos trabalhos e que será presente na entrega dos equipamentos. Regras fundamentais para uma boa segurança no equipamento. Procedendo à fixação das sapatas do andaime ao piso após ter sido comprovada a compactação e coesão do solo onde irá ser montado a estruturado, de modo a prevenir futuros aluimentos ou afundamentos. Efetuar um correto nivelamento da base da estrutura de andaime, e garantir a verticalidade de toda a estrutura, enquanto está permanecer em atividade. Vedação provisória da área de montagem do andaime, tornando interditada à passagem e permanência de pessoas. Respeitar sempre a sequência de montagem, incluindo os meios de acesso previstos, nunca passando para o nível superior de montagem sem que estejam colocados todos os elementos do nível inferior. Efetuar pontos de ancoragem de modo a garantir a estabilidade do andaime – pontos de ancoragem a cada 20m2 de estrutura montada - devendo estes ser reforçados quando da existência de redes de ráfia em consequência das solicitações acidentais provocadas pelos ventos. Não retirar quaisquer elementos de segurança ou sustentação do andaime. Nos casos excepcionais em que tais operações se justifiquem, deverá ser supervisionado por pessoas responsável, devendo ser efetuada a reposição de todas as peças retiradas. Os pisos dos andaimes deverão manter-se isentos de detritos que possam provocar desequilíbrio aos utilizadores. Não deve haver sobre excesso de materiais e pessoas sobre as plataformas do andaime, a carga máxima admitida é de 200Kg/m. Na montagem e desmontagem da estrutura, todos os funcionários intervenientes na obra deverão utilizar capacete.

FORMAÇÃO, INFORMAÇÃO E VIGILÂNCIA MÉDICA

Só os trabalhadores devidamente formados deverão ser autorizados a desempenhar trabalhos em altura. As medidas de formação devem abranger: Procedimentos de segurança. Utilização dos equipamentos de trabalho. Uso de sistema de proteção ante queda. Transporte de equipamentos e acesso a plataformas. Os trabalhadores têm de dispor de informação atualizada sobre: Os riscos para a atividade a desempenhar. As medidas de proteção existentes. A forma como atuar. As instruções a adoptar em caso de perigo ou acidente grave.

PRODUTOS QUÍMICOS

Os contaminantes químicos, podem provocar danos de forma imediata ou a curto prazo, intoxicação aguda, ou provocar uma doença profissional ao longo do tempo - intoxicação crónica. As poeiras das madeiras em suspensão podem induzir patologias do foro respiratório ou cutâneo.

BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS

Algumas regras que deverá ter em conta: Manter em bom estado de conservação os rótulos e as embalagens. Manter a limpeza dos pavimentos. Manter os produtos químicos oxidantes afastados dos inflamáveis e combustíveis. Colocar bacias de retenção para evitar derrames dos produtos. A superfície onde é feita a armazenagem deve ser plana e ter resistência compatível com a carga a que vai estar sujeita. Manter os materiais empilhados por categorias. Eliminar ou controlar as fontes de ignição.

PRINCIPAIS EFEITOS NO CORPO HUMANO

Principal via de entrada; Ar Condicionado; Poeiras; Gases; Vapores; Sujidade das mãos ou dos alimentos.

ARMAZENAMENTO CORRETO DE PRODUTOS QUÍMICOS

Todos os recipientes devem estar rotulados. No caso do rótulo apresentar sinais de degradação, proceder à sua substituição. Conhecimento dos riscos associados ao produto químico. Proibição de comer, beber, fumar ou guardar alimentos junto dos locais onde se encontram produtos químicos. Não cheirar nem provar produtos químicos. Utilizar os produtos de limpeza e regeneração das mãos. Utilizar os Equipamentos de Proteção Individual indicados na Ficha de Dados de Segurança.

FICHAS DE DADOS DE SEGURANÇA

Encontram-se na carpintaria as Fichas de Dados de Segurança (FDS) dos produtos químicos, documentos obrigatórios a entregar pelo fornecedor e essenciais para consulta em caso de informação ou acidente. Em cada nova aquisição de produtos químicos, deve ser sempre solicitada a FDS.

RESÍDUOS

Qualquer resíduo resultante de operações de manuseamento de produtos químicos deve ser recolhido e encaminhado para tratamento adequado. Consulte a Divisão de Ambiente e Políticas de Resíduos Sólidos Urbanos.

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

Dada a natureza altamente inflamável da madeira (especialmente nas formas de serragem e aparas) e dos demais produtos existentes nas carpintarias, como diluentes, colas e revestimentos, nunca é demais insistir na necessidade de prevenção de incêndios. Entre as medidas devem ser destacadas: Utilização de equipamentos automáticos de extração da serragem e aparas nas máquinas e transporte das mesmas para armazenagem em silos, para serem posteriormente eliminadas ou recuperadas; proibição de fumar no local de trabalho e eliminação de todos os focos de combustão; procedimentos periódicos de limpeza da serragem e aparas depositadas no ambiente de trabalho; manutenção adequada das máquinas para evitar situações de aquecimento desnecessários de partes das mesmas, como rolamentos ou outros; instalação de barreiras contra incêndio, sistemas de aspersão, extintores e mangueiras de incêndio e treino dos trabalhadores no uso dos equipamentos; armazenagem correta do material inflamável; manutenção do equipamento elétrico ou à prova de explosão, se necessário, para trabalhos efetuados fora das instalações onde se manuseie fogo, deverá ser previamente realizada uma análise das condições do local, de modo a assegurar todas as condições de segurança. Deverá haver um registo escrito a autorizar este tipo de trabalhos.

MANUAL DE SEGURANÇA DA CARPINTARIA MANUSEAMENTO DE CARGAS - MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Sempre que possível utilizar meios auxiliares que facilitem o manuseamento da carga, manter as zonas de movimentação arrumadas, sinalizar as zonas de passagem perigosas, tomar precauções especiais na movimentação de cargas longas, adotar uma posição correta de trabalho, tendo em atenção os seguintes aspectos:

• O centro de gravidade do trabalhador deve estar o mais próximo possível e por cima do centro de gravidade da carga;

• O centro de gravidade do trabalhador deve estar situado sempre no polígono de sustentação;

• As costas devem permanecer direitas e as pernas flectidas;

• Movimentar uma carga depende essencialmente da posição dos pés, que devem enquadrar a carga;

• O centro de gravidade do trabalhador deve estar situado sempre no polígono de sustentação;

• As costas devem permanecer direitas e as pernas flectidas. Usar a força das pernas.

NR 18 – CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO.

18.7-Carpintaria

18.7.1 – As operações em máquinas e equipamentos necessários a realização da atividade de carpintaria somente pode ser realizada por trabalhadores qualificados nos termos desta NR.

18.7.2 – A serra circular deve atender as disposições a seguir:

• Ser adotada de mesa estado, como fechamento de suas faces inferiores, anterior e posterior, construída em madeira resistente e de primeira qualidade, material metálico ou similar de resistência equivalente, sem irregularidades, condicionamento suficiente para execução das tarefas;

• Ter a carcaça do motor aterrada eletricamente;

• O disco deve ser mantido afiado e travado, devendo ser substituído quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos;

• As transmissões de força mecânica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, não podendo ser removidos, em hipótese alguma durante a execução dos trabalhos;

• Ser provida de coifa protetora de disco e cutelo de visor com identificação do fabricante e ainda coletor de serragem.

18.7.3 - Nas operações de corte de madeira, devem ser utilizados dispositivos empurrador e guia de alinhamento.

18.7.4 - As lâmpadas de iluminação da carpintaria devem estar protegidas contra impactos provenientes de projeção de partículas.

18.7.5 - A carpintaria deve ter o piso resistente, nivelado e antiderrapante, com cobertura capaz de proteger os trabalhadores contra quedas de materiais e intempéries.

Conclusão

A carpintaria é a oficina onde trabalha o carpinteiro, executando os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, entre outros. O trabalho em uma carpintaria envolve frequentemente a utilização de esforço físico e trabalhos ao ar livre.

O profissional desta área deve ter: noções de geometria e um vasto conhecimento de como lidar com madeira no seu estado natural (madeira maciça), o que o diferencia da marcenaria. A profissão de carpinteiro, tem muitos riscos assim como várias outras profissões, mas na carpintaria a falta de profissionais, faz com que, as empresas contratem esse serviço, mas com uma equipe de segurança para assim supervisionar os trabalhadores pois o acidente ocorrido com um carpinteiro, poderá atrasar meses uma obra.

...

Baixar como  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »