TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educacao Física

Exames: Historia Da Educacao Física. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 4

Educação Física no Brasil: A história que não se conta Campinas, SP: Papirus, 1988O livro a Educação Física no Brasil, a história que não se conta de Lino Castellani Filho, é uma obra crítica, que relata um pouco da história da Educação Física no Brasil colocando em foco a necessidade de mudanças dentro deste ramo do conhecimento e entre outras obras a mais, Nasceu em São Paulo, 1951, é professor de Educação Física formado pela EEF da USP em 1974. Defendeu sua tese de mestrado em educação (filosofia da Educação), na PUC de São Paulo em 1988. Entre 1978 e 1986, foi docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão, exercendo neste estabelecimento a função de coordenador de educação do curso de Educação Física nos anos de 1981 e 1982.Atualmente leciona na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, é membro pesquisador do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e do Instituto de Análise sobre o Desenvolvimento Econômico–Social sendo conhecido e respeitado por suas constantes participações em eventos diversos e movimentos que lutam por dignidade e a Educação Física no Brasil.

Capítulo I. Lá vem com história

“... A história é reescrita quando emergem perspectvas novas que nos permitem perceber o significado de certos acontecimentos do passado, que havia escapado à atenção dos comtemporâneos”. (Filho, p. 17).

Na grande maioria das vezes os acontecimentes históricos nos mostra que a educção física esteve e está passando por transformações, ela está construindo sua identidade e nos mostrou o quanto precisamos ocupar o espaço que naqueles momentos foram passados de maneira despercebida e que ela está aqui e veio pra fica, afinal não pareçe, que tais fatos representem qualquer importância porêm com o passar dos tempos é possível perceber que certos acontecimentos deixam o seu legado, e que deles, se faz possível a base para reconstrução de uma nova história.

Capítulo II. Da história que nos é contada para o revelar de uma outra história

“A Educação Física no Brasil, desde o século XIX, foi entendida como um elemento de extrema importância para forjar daquele indivíduo “forte”, “saudável”, indispensavel à implantação do processo de desenvolvimento do país...”(Filho, p. 30).

Com isso é possível perceber, qual o verdadeiro sentido tinha a Educação Física da época propocionar saúde para os homens que servirem ao exército,ou seja, o estrelaçe com o militarismo e com isso objetivando jovens bastanta fortes e saudáveis para defenderem a pátria servirem ao seu estado para manter uma ideologia governamental e poder desenvolver trabalhos braçais com isso priorizar o desenvolvimento do mercado de trabalho favorecendo o crescimento do país.

“...Educação Física, nessa questão da eugenia da raça, um papel prepoderante. O raciocínio era simples: mulheres fortes e sadias teriam mais condições de gerarem filhos saudáveis, os quais, por sua vez, estariam mais aptos a defenderem e construírem a Pátria, no caso dos homens, e de se tornarem mães robustas, no caso das mulheres”. (Filho, p. 43).

Dessa maneira é possível realmente reforçar qual era o verdadeiro intuito da Educação Física, a possibilidade de ter um estilo de vida saudável, a fim de manter a saúde e corporificar a ideia de homens fortes para o trabalho braçal, prontos para a batalha, e ao mesmo tempo tinha como finalidade a interação social das mulheres capazes e promover a qualidade de vida e consequentimente permitir a geração de crianças fortes e saudaveis para se tornarem homens e mulheres fortes e assim manter o desenvolvimento.

Capítulo III. Pra onde caminha essa história

“Bem... a aula de Educação Física

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com