TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Publicidade

Trabalho Escolar: Historia Da Publicidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

Quando nasceu a publicidade?

Onde?

Por quem?

Quais os motivos?

Que métodos?

Como evoluiu?

Pois bem, tudo começou na Antiguidade Clássica, em Pompeia. Nesta altura a publicidade era feita oralmente por pregoeiros, porém também foram encontrados vestígios de publicidade na época dos gregos e egípcios. Estes, por sua vez, utilizavam pinturas nos muros ou rochas e assim se manteve ate aos séculos XV e XVI, aquando do início do aparecimento dos primeiros panfletos publicitários. Esta evolução ocorreu em 1482, destinada a anunciar uma grande manifestação religiosa em Paris. Com o passar do tempo a publicidade começa a desenvolver-se e é em 1625 que surge o primeiro anuncio publicitário com a intenção de promover um livro, o Mercurius Britannicus. Em 1631 ocorre o aparecimento da primeira secção de anúncios, que tinham como finalidade única chamar a atenção do leitor.

Só passado 100 anos é que a publicidade foi vista do ponto de vista do consumidor, e foi Benjamin Franklin, considerado o pai da publicidade, que a impulsionou. Esta nova forma de ver a publicidade juntamente com o surgimento de jornais, que começaram a ser utilizados como meio publicitário, sendo feita a promoção de livros e jornais, como patrocinadores destes jornais.

Porém, só em 1745 que surge o primeiro jornal dedicado apenas à publicação de anúncios. Mas como todas as evoluções, esta também trouxe certas consequências que hoje em dia se verificam, a primeira propaganda enganosa e assim a primeira preocupação em defender o consumidor deste tipo de publicidade.

O grande ponto de viragem ocorreu na Revolução Industrial.

É nesta altura que surgem novas empresas e industrias, o que levou a um aumento de produção, que por sua vez aumentou a quantidade de produtos a circularem no mercado.

Por outro lado, seguiu-se o início da explosão demográfica, que levou a um aumento do número de consumidores potenciais. Com todo este desenvolvimento económico e industrial também cresce o mercado publicitário, não só pela publicação de anúncios mas também pelo aperfeiçoamento da técnica publicitária, passando a ser persuasiva nas suas mensagens e perdendo, quase por completo, o seu sentido informativo. E foi aqui que o produto começou a ser imposto e não sugerido.

Todo este «boom» publicitário, levou ao aparecimento da primeira agência publicitária em Boston, pela mão de Volney Palmer, em 1841, que cobrava 25% do custo dos anúncios.

Uma nova evolução inicia-se.

Desenvolvem-se novas tecnologias (como o rádio) para a divulgação de anúncios. Os equipamentos inicialmente eram muito rudimentares, mas foram sendo construídas estações de rádio por cada vez mais instituições que os utilizavam para fazer divulgar informações relativas às mesmas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com