TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia da mulata e sua relação com a publicidade brasileira.

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  914 Visualizações

Página 1 de 4

A MULATA

A criação do símbolo mulata deriva do tempo em que o Brasil ainda era colônia, tal imagem carrega forte significado ate os dias de hoje, de forma a moldar o estereótipo das brasileiras.

Foi misturando-se gostosamente com mulheres de cor logo ao primeiro contato e multiplicando-se em filhos mestiços que uns milhares apenas de machos atrevidos conseguiram firmar-se na posse de terras vastíssimas e competir com povos grandes e numerosos na extensão de domínio colonial  e na eficácia de ação colonizadora. A miscibilidade, mais que a mobilidade, foi o processo pelo qual os portugueses compensaram-se da deficiência em massa ou volume humano para a colonização em larga escala. (FREYRE 1933, p.9) (apud Natasha Pravaz p.446)

Foi com a chegada dos portugueses no Brasil e sua efetiva colonização que se tornou efetivo o comercio sexual entre senhores brancos e escravas negras, cujos corpos não lhes pertencia. De tal relação nasceram as mulatas, termo que se designa da palavra “mulo”, referente ao animal resultante do cruzamento entre tipos genéticos distintos, e assim, incapaz de reproduzir-se.

A elas foi dada a condição de objeto sexual, protegendo a honra das mulheres brancas, presas a uma domesticidade puritana, cuja sexualidade era severamente controlada pela elite. Assim foi concebido o estereótipo de mulher branca para casar, negra para trabalhar e a mulata para o sexo, já que esta são sempre as que tentam homem puros sob condições normais.

Muitos levavam a mesma vida turca e debochada dos senhores de engenho, sob a provocação de mulatinhas e negras da casa se arredondando em moças, de mulecas criando peitos de mulher; e tudo fácil, ao alcance da mão . (FREYRE 1933, p.441-2) (apud Natasha Pravaz p.446)

Assim, a disponibilidade dessa nova raça para apropriação e abuso sexual, pela sua condição de escrava, foi justificada através da produção de estereótipos de sua natureza altamente erótica e sedutora.

A mulata é caracterizada por suas curvas, com seios fartos, lábios carnudos, olhos provocantes, sorriso encantador e por ser perfumada. Outra característica marcante na mulata é o cabelo, como retratado na música a seguir: 

 

O teu cabelo não nega (1932)

Lamartine Babo, João, Raul Valença

O teu cabelo não nega, mulata

Porque és mulata na cor

Mas como a cor não pega, mulata

Mulata eu quero teu amor

 

Tens um sabor, bem do Brasil

Tens a alma cor de anil

Mulata, mulatinha meu amor

Fui nomeado teu tenente interventor

 

Quem te inventou meu pancadão

Teve uma consagração

A lua te invejando fez careta

Porque mulata tu não és deste planeta

 

Quando meu bem vieste à Terra

Portugal declarou guerra

A concorrência então foi colossal

Vasco da Gama contra o Batalhão Naval

 A mestiçagem aparece assim como um processo que faz com que a mulata surgisse no imaginário brasileiro como símbolo daquilo que é mais apreciado pelo ethos nacional, sendo considerada bonita, graciosa, dengosa e sensual, dessa forma desejável. Tal figura ainda se associa ao samba e consequentemente ao carnaval, festa que também se liga a imagem do Brasil.

Diante disso a mulata é determinada como uma mulher que sua cor traduz o bronzeamento de um país tropical e sua alegria e habilidade com a dança representa o fogo típico da brasileira, o que faz com que quem não possui essas características tem sua nacionalidade duvidosa.

Um exemplo na atualidade em que a mulata aparece com destaque as suas características é a globeleza, personagem utilizada para divulgar o carnaval na Rede Globo de televisão.

Na publicidade, essa caricatura é representada assim como no anúncio da cerveja Mulata criado em 2006, “Gostosa é apelido. O nome é mulata.”

[pic 1]

Outra propaganda que registra a mulata é a da cerveja Devassa, “É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra.”, Veiculada entre 2010 e 2011. Contudo essa foi bastante criticada e intitulada como abusiva por comparar a mulher negra a um objeto de consumo.

[pic 2]

Além de fábricas de cerveja, a marca Bombril se apropriou também dessa figura para anunciar seu produto no vídeo “Mulata dos olhos verdes.”, veiculada em 2008. Tal anúncio apresenta uma mulata dos olhos verdes afirmando, com sensualidade, que apesar da raça dela ser minoria, ela assim como a maioria das pessoas compram Bombril.

Ainda existem outras propagandas que, quando falam sobre o Brasil, apesar de não focarem na mulata, fazem com que ela sempre esteja presente. Um exemplo disso é o vídeo da marca Smirnoff Austrália, divulgado em 2011 que mostra um projeto de mistura de culturas de diferentes países em uma só festa. Quando se fala no Brasil, o carnaval e a mulata se fazem destaques no VT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (262.6 Kb)   docx (429.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com