TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História: A Revolução Russa de 1917

Por:   •  4/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos afirmar que a Revolução Russa foi uma revolução do proletariado? Justifique.

A Revolução Russa de 1917 foi um dos principais acontecimentos do século XX. O principal aspecto da Revolução é ela ter sido orientada pela doutrina comunista, desenvolvida pelo filósofo alemão Karl Marx no século XIX, com a ressalva de que tal doutrina foi complementada e acrescida de um plano estratégico por aquele que se tornou o mais importante líder da revolução: Lenin. Para podermos entender melhor a Revolução Russa, podemos procurar em seus antecedentes, na Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, e em seus prolongamentos como a formação do proletariado, a prática do capitalismo selvagem e evolução das ideias socialistas.

Por ser um grupo social novo, o proletariado, sofreu uma delonga para que conseguisse adquirir consciência de classe, o que lhe daria o conhecimento necessário para que eles pudessem lutar por suas condições trabalhistas e de vida. E em apenas meados do século XIX que começam a ser organizados os primeiros sindicatos e apenas em fins daquele século que eles começam a conquistar alguns direitos.

E com a vida dos operários permanecer na mesma, certos intelectuais, então surgiram com as primeiras ideias, socialistas, que apresentavam mudanças na estrutura social e econômica do capitalismo, com ideias de se criar uma sociedade mais igualitária, onde houvesse menos diferenças de classes.

Essas primeiras ideias foram denominadas por socialismo utópico (não defendia a destruição do capitalismo, mas sim a sua reforma), pois na visão dos socialistas radicais, isso era uma atitude utópica, por para eles o capitalismo era característico mau, não tendo a possibilidade de ser reformado e sim destruído.

O socialismo radical teve como maior fundamento Karl Marx, na visão dele, o capitalismo deveria ser destruído por uma revolução armada do proletariado, o qual colocaria uma ditadura socialista. Criando o que Marx esperava fosse uma sociedade sem classes (“ Proletários de todo o mundo, uni-vos! ”).

O socialismo marxista seduziu milhares de intelectuais e milhões de operários e camponeses. Já em 1871, os comunistas, junto aos socialistas utópicos e aos anarquistas (facção de esquerda ainda mais radical), realizaram a maior insurreição socialista antes da Revolução Russa de 1917: a Comuna de Paris.

Karl Marx, assegurava que a revolução socialista deveria conquistar os países mais industrializados, onde o proletariado seria mais numeroso e organizado. Falhou redondamente porque, pois, países mais desenvolvidos, os operários já tinham conseguido alguns de seus direitos, o que diminuiu seu entusiasmo por uma revolução armada.

E assim ficou, portanto, só os países atrasados, onde a falta de direitos, a exploração e a miséria dos trabalhadores se encontrava no estágio do capitalismo selvagem, tendo então mais condições para uma revolução proletária favorável nesses lugares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com