TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Psicologia Moderna

Casos: História Da Psicologia Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 6

Wilhelm Maximilian Wundt (16 de agosto de 1832 – 31 de agosto de 1920, Alemanha), considerado um dos pais da psicologia. Em sua vida foi médico, filósofo, fisiologista, professor, psicólogo alemão .

Fechner, com sua obra sobre a psicofisica garantiu a si mesmo o posto de primeiro psicólogo experimental, porém é Wundt quem recebe o titúlo de fundador da psicologia experimental (científica). Para melhor entendimento, como citou Boring (1950), os fundadores são promotores, eles podem não ser os primeiros a atingir alguma coisa, mas são os primeiros a proclamar o pioneirismo de suas realizações. Foi Wundt quem soube divulgar, sistematizar, consolidar e promover a psicologia como ciência independente.

O grande reconhecimento histórico de Wilhelm Wundt deve-se, principalmente, à criação do Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig em 1879, a publicação de Princípios de Psicologia Fisiológica em 1873, e pela fundação da primeira revista científica de psicologia, a Philosophische Studien, em 1881.

Para compreender melhor como deu-se a formação da psicologia científica, analisaremos o contexto socio-cultural que proporcionou à Wundt a divulga

A universidade alemã e o desenvolvimento da psicologia

Com a fundação da Universidade de Berlim, em 1809, surge um novo modelo que servirá de exemplo para todas as instituições alemãs de ensino superior. A Faculdade Filosófica que antes era apenas um anexo das faculdades superiores, passou a ser o centro da nova universidade, que se baseava no ideal de uma formação humanista integral. A partir daí o ensino passou a ser vinculado à pesquisa científica. Com essa unificação as instituições de ensino superior alemãs passaram a ser as mais respeitadas do século XIX atraindo milhares de estudantes de todo o mundo. Surge então um grande número de novas universidades alemãs que atendem à enorme demanda estrangeira.

É neste contexto que a psicologia é institucionalizada pela primeira vez, ao ser decretada disciplina obrigatória na Faculdade Filosófica que formava professores. A psicologia na Alemanha foi primeiramente estudada em relação ao processo de aprendizagem, não havendo aí qualquer vínculo necessário com a realização de pesquisas científicas.

Ainda durante as reformas educacionais, a estimulação da pesquisa científica amplia o interesse em ultrapassar os limites do conhecimento humano, surgindo investigações experimentais da vida psíquica. Foram criados Institutos de Pesquisa que obtiveram grande sucesso nas áreas de Medicina e Filosofia. Estabelece-se então uma nova fisiologia experimental e a expansão de pesquisas sobre a percepçãp sensorial, que viriam a atrais um enorme número de pesquisadores, tornando o cenário cada vez mais propício para o surgimento da psicologia experimental como área independente

A Alemanha tornou-se o ambiente ideal para o desenvolvimento da Psicologia, e posteriormente viria a comportar o primeiro centro internacional de formação de psicólogos na Universidade de Leipzig.

A fundação do Laboratório de Psicologia em Leipzig.

Ao chegar em Leipzig, Wundt - que viria a lecionar no local e tornar-se responsável pelo melhor e mais bem equipado laboratório da época - já possuia em seu histórico a passagem por quatro universidades: Tubigen (onde estudou Medicina), Heidelberg (onde estudou e lecionou), Berlin (onde estudou fisiologia) e Zurique (onde assumiu cargo de professor pela primeira vez), e já havia trabalhado em dois importantes institutos de pesquisa experimental do século XIX, em Berlin e em Heidelberg.

Wilhelm, ao fundar o Laboratório de Psicologia Experimental, deu continuidade ao programa de pesquisa que iniciou em Heidelberg e consolidou seu objetivo dando início à uma psicologia científica livre de especulações.

As atividades no laboratório eram divididas entre um curso introdutório para os novatos e a realização das atividades especiais dos membros antigos. Wundt dividia os alunos em grupos conforme o tema de interesse de cada um, e denominava aquele que havia se destacado como o líder, que era responsável por preparar os experimentos e redigir o relato final para a publicação. Para publicar as descobertas realizadas no laboratório, Wundt criou uma revista mensal, a Philosophische Studien.

As principais áreas de pesquisa no laboratório eram: intensidade das sensações, sensações táteis, psicologia do som, sensações de luz, gustação, olfação, percepções espaciais, curso das representações, estética experimental, processos atencionais, sentimentos e afetos, processos de associação e memória, etc (Wundt, 1909)

Wilhelm atraiu não só estudantes alemães mas uma grande quantidade de estrangeiros para Leipzig, por esta razão, seu laboratório recebeu o título de ‘’primeiro centro internacional de formação de psicólogos’’. Portanto, o Laboratório de Psicologia Experimental de Wundt, não foi o primeiro da categoria mas certamente o mais importante na fundação da psicologia científica. Em seu laboratório, Wundt orientou toda uma geração de psicólogos experimentais que voltavam às suas nações de origem disseminando o modelo experimental wundtiano.

A difusão da nova psicologia

Wundt tinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com