TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da ARLS Farol de Alexandria

Por:   •  12/6/2016  •  Bibliografia  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 4

HISTÓRICO

     Um grupo de maçons, sentindo falta de uma Loja Maçônica para se reunirem, associados a outros que residiam em Matinhos, contudo pertenciam a lojas de outros orientes, organizaram-se de forma a deliberar pela criação e fundação de uma Loja. Eram maçons aposentados, empresários, funcionários públicos, profissionais liberais e militares. Outro fato importante, este maçons eram procedentes de outras obediências (GOB, GLP e GOP) e também havia uma diversidade de ritos (Escocês, Moderno e Brasileiro)

     A reunião de fundação ocorreu no dia 17.10.2014, na residência e presidência do maçom VALMOR TRENTIN e secretariado pelo maçom FOED SALIBA SMAKA JUNIOR, ficando definido que as reuniões seriam nas sextas-feiras (20h), sendo adotando o Rito Escocês Antigo e Aceito e subordinar-se-ia ao GRANDE ORIENTE DO PARANÁ (GOP - COMAB).

     Após deliberarem, aprovaram a constituição de uma Loja, sendo na oportunidade eleita a diretoria provisória, que ficou assim constituída:

     Venerável Mestre: Irmão VALMOR TRENTIN

1º Vigilante: Irmão ARMANDO JOSÉ LOBO JUNIOR

2º Vigilante: Irmão JOÃO ROBERTO BARROS MACENO SILVA

Orador: Irmão NILSON DOS SANTOS WISTUBA

Secretário: Irmão FOED SALIBA SMAKA JUNIOR

Tesoureiro: Irmão RUBSON CÉSAR MARTINEZ

Chanceler Irmão ERALDO VITORINO

    Também assinaram a ata de fundação os maçons: ADELINO JOSÉ MAINKA, EVANDRO CÉSAR CARNELOCCE, RENATO LUIS ZYS, ADILSON SARTORI SALES, VALMOR TRENTIN JUNIOR, NELSON HERCÍLIO MANSANI e ALBERIS SILVESTRINI DE ANDRADE.

    Como não havia um local apropriado para as reuniões, as de cunho administrativos e ritualísticos foram realizadas em um apartamento do Irmão Valmor Trentin, na esquina da Avenida Paranaguá com a Rua Xambrê, com a entrada por esta última.

    A loja teve seu funcionamento provisório autorizado pelo Grão-Mestre do GOP através do Ato nº 940/2013-14, de 28 de outubro 2014, publicado no Boletim nº 096/2014 de 31 de outubro de 2014.

    Com a finalidade de instalar-se em um templo já construído, foi tentada junto à outra instituição maçônica local a locação de seu templo, a qual por motivos próprios entendeu não poder ceder por aluguel as suas instalações.

    Com a negativa da locação ocorrida no mês de novembro de 2014, passaram os  membros da recém criada loja maçônica a procurar forma de constituir um templo para as sessões ritualísticas. Após diversas propostas, foi decido por locar um espaço dentro da casa de comércio do Venerável Mestre provisório, existente na área abaixo do apartamento onde ocorreram as primeiras reuniões, sendo ali construído um simples, contudo com todos os elementos necessários a ritualística maçônica, o qual foi edificado em 42 (quarenta e dois) dias pelos próprios integrantes da loja.

    A primeira reunião realizada no novo templo foi a Sessão Magna de Sagração de Templo, presidida pelo Irmão João Krainski Neto, Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná, acontecida no dia 13 de fevereiro de 2015.

    A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Farol de Alexandria nº 168, teve a concessão da Carta Constitutiva através do Decreto nº 107/2013-17, datado de 13 de junho de 2015, publicado no Boletim nº 110/2015, de 16 de junho de 2015.

    A primeira eleição ocorreu em 8 de maio de 2015, com a apreciação de chapa única, com a homologação do pleito eleitoral através do Ato nº 189/2015, da Câmara Eleitoral do Egrégio Tribunal de Justiça Maçônico do Grande Oriente do Paraná, datado de 15 de junho de 2015 e publicado no Boletim nº 110/2015 do mesmo dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com