TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Lógica

Por:   •  27/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

 

HISTÓRIA DA LÓGICA

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Ana Paula de Oliveira        Nº USP: 7158642

Professor: Rogério Fajardo

SÃO PAULO, 24 DE JUNHO DE 2014

OBJETIVO

Neste trabalho abordaremos a evolução histórica da lógica matemática.

O QUE É LÓGICA?

“Lógica é a Ciência que estuda as leis do raciocínio e as condições de verdade em vários domínios do conhecimento”, segundo a Enciclopédia Barsa. Dividida em três períodos históricos temos: Período Clássico (Aristotélico), Período Moderno (Booleano) e o Período Contemporâneo (Atual).

PERÍODO CLÁSSICO - ARISTOTÉLICO (± 390 a.C. a ± 1840 d.C.)

A história da Lógica tem início com o filósofo grego Aristóteles (384 – 322 a.C.) de Estagira (hoje Estravo), na Macedônia. Os trabalhos de Aristóteles foram reunidos por seus seguidores na obra denominada “Organon”, o qual significa 'Instrumento' ou 'Ferramenta', conhecido por muitos como “Instrumento da Ciência”. Foi Aristóteles quem o sistematizou e definiu a lógica como a conhecemos, constituindo-a como uma ciência autônoma. Falar de Lógica durante séculos, era o mesmo que falar da lógica aristotélica.

A lógica Aristotélica é uma teoria clássica para explicar como é formulado o raciocínio humano. Essa teoria prevê que é possível chegar a determinadas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico. O exemplo clássico que resume o funcionamento da dedução na lógica aristotélica diz o seguinte: "Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal". Os filósofos costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição.

O silogismo é o processo de argumentação exemplificado: a partir de duas verdades chega-se a uma terceira, a conclusão. Já a não-contradição, procura a especificidade de cada coisa: é impossível que ela seja e não seja ao mesmo tempo. "A lógica aristotélica baseia-se no pressuposto de que a razão humana é capaz de deduzir conclusões a partir de afirmações ou negações anteriores. Se as premissas forem verdadeiras, as conclusões também serão", diz o filósofo Carlos Matheus, da PUC-SP.

Foram múltiplas as contribuições de Aristotóles para a criação e desenvolvimento da lógica, como por exemplo:

  • A separação da validade formal do pensamento e do discurso da sua verdade material;
  • A identificação dos conceitos básicos da lógica;
  • A introdução de letras mudas para denotar os termos;
  • A criação de termos fundamentais para analisar a lógica do discurso: "Válido", "Não Válido", "Contraditório", "Universal", "Particular".

A lógica de Aristóteles tinha objetivo metodológico. Tratava de mostrar o caminho correto para a investigação, o conhecimento e a demonstração científicas. O método científico o qual ele priorizava, baseava-se em:

1. Observação de fenômenos particulares;

2. Intuição dos princípios gerais (universais) a que os mesmos obedeciam;

3. Dedução a partir deles das causas dos fenômenos particulares.

Aristóteles estava convencido de que se estes princípios fossem adequadamente formulados, e as suas consequências corretamente deduzidas, as explicações só poderiam ser verdadeiras. Porém, mais tarde, pode-se perceber que a lógica aristotélica, tinha enormes limitações, as quais se tornaram obstáculos para o avanço da ciência, tais como:

  • O fato de basear-se no uso da linguagem natural, e portanto, estava muitas vezes enredada nas confusões sobre o sentido das palavras.
  • E por atribuir uma enorme importância ao estudo dos 256 modos do silogismo e à consideração de enunciados que continham exatamente dois termos. Os seus continuadores, acabaram por reduzir a lógica ao silogismo.

Durante a Idade Média, foram realizados notáveis progressos na lógica aristotélica. A lógica tornou-se mais sistemática e progressiva. Duns Escoto, Guilherme de Occam, Alberto da Saxónia e Raimundo Lúlio contribuíram e muito para esse fato. Raimundo Lúlio concebeu o projeto de mecanização da lógica dedutiva, ideia mais tarde desenvolvida por Leibniz.

Na Idade Média, a lógica era entendida como a "ciência de todas as ciências". Era a lógica que validava os atos da razão humana na procura da verdade. De acordo com o pensamento corrente no tempo, o saber científico tinha que obedecer à lógica formal.

A partir do século XVI a lógica aristotélica começa a ser questionada. Os métodos dedutivos que a mesma priorizava para a investigação científica, começam a ser postos em causa, com o chamado a ciência experimental. A partir do particular os cientistas procuram agora atingir o universal, e não o contrário, como priorizava a lógica aristotélica. Rompeu-se assim com os estudos seculares da lógica dedutiva e procurou-se fundamentar as regras do raciocínio indutivo. A lógica formal entra num período de descrédito, devido às criticas de filósofos como Francis Bacon (1561-1626) e Renê Descartes (1596-1650).

F. Bacon propõe a partir daí criar um novo método de investigação científica - o método indutivo - experimental. A principal contribuição está no fato de ter valorizado o papel da indução. A investigação científica devidamente conduzida era uma ascensão gradual indutiva, desde as correlações de baixo grau de generalidade até as de maior nível de generalidade.

PERÍODO MODERNO – BOOLEANO (± 1840 a ± 1910)

A Lógica Moderna foi fundada por George Boole (1815 - 1864) e por Gottlob Frege (1848 - 1925) no séc. XIX, apesar de pertencer a Bertrand Russell (1873 - 1970) e a Alfred N.Whitehead (1861-1947) o primeiro tratado sobre a Lógica Moderna, Principia Mathematica (1919 - 1913). Este tratado constitui uma obra clássica fundamental sobre a Lógica Moderna, também designada por Logística, Lógica Simbólica ou ainda de Lógica Matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com