TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História de Taquarituba

Por:   •  25/2/2016  •  Bibliografia  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  1.010 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação

Taquarituba possui uma população estimada em 2014 de 23.123 habitantes, tendo uma densidade demográfica de 49,71 hab/km², localiza-se no centro-sul do estado de São Paulo, sua área terrestre é de 447.09 km².

A altitude média é de 652 metros acima do nível do mar, tendo uma topografia levemente ondulada e as partes mais elevadas localizam-se ao limite do município e os pontos mais altos são os Picos do Acácio e o Morro do Chapeu. O município se encontra na Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema e diversos rios e ribeirões banham o município, entre eles o rio Taquari e os córregos que formam sua bacia: Anta Branca, Água Bonita, Ribeirão Conceição do Barreiro, Água Preta, Baianos, Gabriel, Aleixos, Lageado, Muniz, Valérios, Camargo, Moinho, Gonçalves, Pico, Campos, Usina e Quati, sendo que a cidade é abastecida pelo Ribeirão do Lageado.

Limita-se a noroeste com o município de Taguaí, ao norte com o município de Tejupá, a leste com o município de Itaí e ao sul com o município de Coronel Macedo.[pic 1]

Taquarituba vem sendo reconhecida pela diversidade produtiva. Denominado de Berço de Ceres, caracteriza-se por ser uma região essencialmente agrícola, com predominância das culturas temporárias de milho, feijão, soja, entre outras. A exploração pecuária também é expressiva, colaborando com a renda per capita do município. Outra atividade econômica hoje em destaque é o cultivo da cana-de-açúcar, por causa da instalação de uma usina de açúcar e álcool na região, ocupando assim uma área em que antes predominavam os grãos.[pic 2]

Origem do nome

O atual nome do patrimônio instalado por Francisco Ferreira Loureiro e seus familiares no dia 16 de agosto de 1886, é de procedência indígena, do ramo tupi-guarani, e composta pelos termos Tá kwar (taquara) Y (rio) e Tuba (abundancia), o que autoriza a sua interpretação como referente à grande quantidade de taquarais existentes à margem do rio existente nas proximidades e que foram, indiscutivelmente, o ponto principal de atração do capitão Francisco Ferreira Loureiro por aquelas terras, onde pretendia instalar-se com o cultivo do feijão.


O início de Taquarituba

O município de Itapeva (antigamente conhecido como Faxina), abrigava uma família tradicional, e desta, Francisco Ferreira Loureiro decidiu adquirir uma gleba das terras da fazenda Lageado, no então município de São João Batista do Rio Verde, mais tarde chamado Itaporanga.

Corria o ano de 1886, quando, em terras de sua propriedade, Francisco Ferreira Loureiro, homem religioso e extremamente dedicado a São Roque, o seu protetor, fez construir uma pequena capela sob a invocação do santo, tendo mandado rezar a primeira missa no dia 16 de agosto de 1886 (ficando esta data como a da fundação da cidade), e doou, ao patrimônio da referida capela, uma gleba de terras situada à margem esquerda do ribeirão Lageado, afluente do rio Taquari, em cujo lugar deu-se o início da povoação do que hoje é Taquarituba.


Primeiras construções e técnicas utilizadas

Este é o prédio que foi derrubado pelo padre Bibiano com tratores cedidos pelo Pedro de Almeida para a construção do prédio da Matriz de São Roque atual.

A época entre 1880 e 1930 caracterizou-se fundamentalmente por uma grande expansão da cidade, em que os edifícios tinham a estrutura de alvenaria tipo gaioleiro.[pic 3]

A nova igreja, construída em 1950, tem estrutura mista de betão e[pic 4]

                                                                                                             alvenaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (416.6 Kb)   docx (359.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com