TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeopatia

Seminário: Homeopatia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Seminário  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 6

A Homeopatia é um sistema terapêutico que tem como base o princípio da semelhança enunciado por Hipócrates, no séc. IV a.C., e mais tarde desenvolvido por Samuel Hahnemann no séc. XVIII após extensos estudos e reflexões baseados na observação clínica e experimentos realizados na época. Chegou ao Brasil em 1840, com a vinda de especialistas franceses, tornando-se rapidamente uma opção de tratamento à medicina oficial vigente. Porém, só em 1980 a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e, no ano seguinte, o Conselho Federal de Medicina (CFM) a incluiu no rol de suas especialidades. Em março de 1996 foi reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Em 1952 foi tornado obrigatório o ensino da Farmacotécnica Homeopática em todas as faculdades de farmácia do Brasil. Em 1966, foram publicadas várias portarias, com instruções de instalação e funcionamento de farmácias homeopáticas e industrialização dos medicamentos; em 1976 foi oficializada a Farmacopéia Homeopática Brasileira.

A Homeopatia vê o ser humano como um todo, não diferenciando sintomas específicos nem dando medicamentos “anti” alguma coisa, como os antitérmicos, que combatem a febre, os anti-histamínicos, que combatem as alergias, os antibióticos, que combatem as bactérias. O médico homeopata baseia-se no princípio que o organismo tem a capacidade de reagir às doenças que o acometem, e, portanto não são necessários medicamentos para um sintoma específico, por exemplo, a febre, e sim medicamentos que vão agir no paciente em sua totalidade, dando-lhe ferramentas que o ajudarão a combater sozinho os sintomas e assim reequilibrar o seu organismo, afastando a doença (desequilíbrio). Para obter-se o medicamento homeopático requerem-se técnicas específicas de manipulação, que só podem ser realizadas em farmácias homeopáticas e sob a supervisão de farmacêuticos habilitados.

Existem relatos do uso de medicamentos homeopáticos no combate às epidemias de gripe. O relato mais antigo do emprego de Eupatorium perfoliatum data do século XVI por Louis Hébert, que se refere ao seu uso por índios americanos numa tentativa de combater uma epidemia de tifo. Durante a epidemia de gripe espanhola que levou à morte 21 milhões de pessoas em 1918, o acompanhamento por meio da terapêutica homeopática possibilitou o restabelecimento e a prevenção da doença na época. Os medicamentos mais empregados no tratamento da epidemia foram o Eupatorium perfoliatum usado na Europa e o Gelsemium sempervirens, no continente Sul-americano.

Existem registros de que índios norte-americanos usavam o eupatório para o tratamento de febres intermitentes, distúrbios febris, malária e várias afecções. O Eupatorium perfoliatum deve seu nome à sua grande capacidade de aliviar a dengue, conhecida também como febre “quebra ossos”, provável designação da época para o quadro clínico de dengue.

Objetivo

Discorrer acerca do medicamento homeopático Eupatorium perfoliatum, conhecendo suas patogenesias, dinamização, origem e classificação.

Origem

É um medicamento homeopático de origem vegetal. O Eupatorium perfoliatum é uma planta perene de 1,20 m de altura, da família COMPOSITAE, originária da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul, crescendo preferencialmente em terrenos pantanosos, pradarias e margens dos rios. Seu nome genérico, Eupatorium, deve-se a uma homenagem ao rei Mithridates Eupátor, rei do Pontus, que introduziu oficialmente o uso medicinal dessa planta. A tintura-mãe de Eupatorium perfoliatum L. é preparada com a parte aérea da planta fresca, colhida no momento da floração e extração pelo processo de percolação. Contém flavonóides, esteróis, lactonas sesquiterpênicas e frações de polissacarídeos, que apresentam, de acordo com vários estudos realizados, importante ação imunoestimulante sobre granulócitos humanos.

Classificação

Trata-se de um semipolicresto. Semipolicrestos são medicamentos homeopáticos que apresentam ricas patogenesias, porém não tão utilizados quanto os policrestos.

Dinamizações

Segundo encontrado nas pesquisas a dinamização mais utilizada é a 30 CH.

Solubilidade

O Eupatotium perfoliatum é solúvel em água e etanol. A tintura-mãe pode ser preparada por maceração ou percolação, podendo ser feita através da planta seca ou fresca.

1. Preparação de tinturas-mãe a partir de plantas secas por Maceração

Consiste em deixar o vegetal dessecado, devidamente dividido, por pelo menos 15 dias, em contato com o volume total do líquido extrator apropriado descrito na respectiva monografia, em ambiente Farmacopeia Homeopática Brasileira, 3ª edição 56protegido da ação direta de luz e calor, agitando o recipiente diariamente. A seguir, filtrar e guardar o filtrado. Prensar o resíduo, filtrar e juntar o líquido resultante dessa operação àquele anteriormente filtrado. Deixar em repouso por 48 horas, filtrar e armazenar adequadamente.

2. Preparação de tinturas-mãe a partir de plantas frescas por Maceração

As tinturas-mãe obtidas a partir de plantas frescas são preparadas exclusivamente por maceração. Para a preparação da tintura-mãe, é necessária a determinação do resíduo sólido do vegetal fresco, conforme descrito abaixo ou de acordo com a respectiva monografia. Com esse valor, pode-se calcular o volume total da tintura-mãe a ser obtido, assim como o volume e o teor de etanol a ser adicionado. Em seguida, pode-se iniciar o processo extrativo. Consiste em deixar o vegetal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com