TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hospital Infantil

Artigo: Hospital Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  1.968 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU

FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DE MANHUAÇU- FACIG

SUMÁRIO:

1-INTRODUÇÃO

2-FICHA TÉCNICA

3-LOCALIZAÇÃO

4- PÚBLICO ALVO

5- CONCEITO E PARTIDO

6- PROJETO ARQUITETÔNICO

6.1 PLANTA DE SITUAÇÃO

6.2 PLANTAS BAIXAS

6.3 ELEVAÇÕES

7- AMBIENTES

8- SERVIÇOS

9- CONCLUSÕES

10- BIBLIOGRAFIA

MANHUAÇU

1° SEMESTRE 2014

1-INTRODUÇÃO

A filosofia do hospital abraça crianças "em todo o contínuo": da infância à idade adulta, Nemours se preocupa com crianças com condições crônicas, bem como diagnósticos médicos complexos e doenças fatais. O hospital é destinado a tranqüilizar e inspirar, encorajar e divertir - e o investimento em paisagismo reflete o entendimento de Nemours do papel da natureza na vida de uma criança. Durante o processo de planejamento, quando surgiram questões centrais, a equipe de projeto foi inspirada por quantas vezes os dirigentes simplesmente perguntaram "O que é melhor para as crianças?" - terminando o debate e chegando ao centro de suas prioridades como uma organização.

2-FICHA TÉCNICA

ArchDaily - Jonathan Hillyer

Projeto Institucional: Hospital Infantil Nemours

Arquitetos: Stanley Beaman & Sears

Localização: Orlando, Flórida, EUA

Área: 192.000 m²

Ano: 2009 - 2012

Arquitetos Associados: Perkins + Will

Consultoria Operacional: Bowen & Briggs

Paisagismo: AECOM

Engenharia Civil: Harris Civil Engineering

Engenharia Estrutural: Simpson Gumpertz & Heger

Engenharia Proteção Contra Incêndios: TLC Engineering for Architecture

Iluminação: CD+M

Planejamento De Equipamento Médico: Source Atlantic

Consultoria De Segurança: HSJ

3-LOCALIZAÇÃO

O Hospital Nemours, está situado em Lake Nona Medical City (Cidade Médica Nona do Lago), um empreendimento de uso misto, na cidade de Orlando, do estado da Flórida, estabeleceu um novo padrão de projeto.

Nemours

4- PÚBLICO ALVO

Os pacientes são crianças de todas as idades, e a atenção especial é voltada para as que possuem problemas crônicos, com diagnósticos complexos ou doenças terminais. O propósito, então, é diverti-las e tranqüilizá-las.

5- CONCEITO E PARTIDO

Liderado pelos arquitetos Stanley Beaman& Sears, o hospital tem como conceito "ambiente de cura" - evocando uma qualidade de afirmação da vida para tranqüilizar os pais e encantar as crianças. A solução arquitetônica do projeto é resultado de uma colaboração com várias partes de Nemours, incluindo profissionais, administradores e um comitê familiar de pais e crianças.

O nome ‘‘Nemours’’ tem suas origens na palavra celta ‘‘nemora’’, um santuário de árvores habitado pelo deus das nascentes curativas. Em uma linguagem arquitetônica tão poderoso e eterno como o próprio nome sugere, Hospital Infantil Nemours transforma a paisagem física da região central da Flórida e cria espaços capazes de ampliar o mundo de uma criança, e como elas experimentam a viagem potencialmente difícil e assustadora para a recuperação.

Croqui: Carlos Eduardo Marques de Oliveira

6- PROJETO ARQUITETÔNICO

O Nemours Children’s Hospital é um dos três hospitais infantis do país a conseguir o LEED Gold Certification, tendo Stanley Beaman & Sears projetado dois deles. A equipe de projeto teve a sorte de ter aqui um cliente que se preocupa profundamente com sustentabilidade e que compreende o retorno palpável deste investimento tanto em futuras economias de energia quanto na qualidade ambiental. Como a gleba de 60 hectares inicialmente tinha pouca vegetação, Nemours estabeleceu uma prioridade no paisagismo, incentivando o plantio no início do processo construtivo para que uma paisagem madura pudesse ser criada até a inauguração. No clima subtropical de Orlando, o sol intenso e a umidade foram uma grande preocupação no projeto. Estudos solares extensos resultaram na criação de espaços externos sombreados, e também ajudaram a determinar o design e a localização dos painéis solares - bloqueando a luz direta, mas permitindo luz natural em abundância nos interiores. Em resposta aos altos lençóis freáticos da região, os arquitetos projetaram uma rampa curva para elevar a entrada em um nível, permitindo um porão iluminado que acomoda as funções de entrega e serviços. Este gesto também funciona como um elemento principal do paisagismo, que continua ao longo do edifício e além dele, onde acompanha os quartos com jardim ao ar livre,concluindo outro destino paisagístico. Tanto funcional quanto visual, a parede de pedra em cor de mel é também um elemento de orientação espacial, criando uma hierarquia e levando às entradas principais. Mais notável do ponto de vista funcional é o alinhamento do atendimento ambulatorial e de internação.Ambulatórios e salas de internação destinados à mesma especialidade se localizam em áreas adjacentes do mesmo pavimento, possibilitando que uma equipe consistente se torne familiar às crianças e suas famílias durante visitas ou internações. O hospital é um edifício inteligente de várias formas: um "comando central" monitora um conjunto de fatores clínicos e das instalações, a integração tecnológica é funcional e divertida, e a sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com