TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Huezando A Vida Adoidado

Artigo: Huezando A Vida Adoidado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Artigo  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

O Salnés é uma comarca da Galiza, na província de Pontevedra, e forma parte das denominadas Rías Baixas.

É limitada a norte com a província de A Coruña, a leste com a comarca de Caldas, a sudeste com a comarca de Pontevedra, a oeste com a Ria de Arousa e o Oceano Atlântico e a sul com a Ria de Pontevedra. As principais actividades económicas são o turismo, a indústria e a pesca. Também é importante a actividade agrícola, especialmente o cultivo da vide.

Tem uma extensão de 265,81 km² e uma população 104.139 habitantes, repartidos em 9 concelhos:

Nome População

A Illa de Arousa 5.000 hab.

Vilagarcía de Arousa 37.926 hab.

Vilanova de Arousa 10.682

Ribadumia 5.028

Cambados 13.872

Meaño 5.455

Meis 5.003

Sanxenxo 17.500

O Grove 11.297

Património natural[editar | editar código-fonte]

Espaços protegidos[editar | editar código-fonte]

Ilha de Cortegada ​[editar | editar código-fonte]

Junto com as ilhas de Ons, Cíes e Sálvora faz parte, desde junho de 2002, do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas.

Cortegada, com uma extensão de 5 hectares, é a maior ilha do arquipélago homónimo, ao que também pertencem as ilhas Malveiras e Brinhas.

Está situada no interior da Ría de Arousa, perto do estuário do Ulha, frente à vila de Carril, no Concelho de Vilagarcia de Arousa. Na baixa-mar liga-se com Carril por um banco de areia convertido en viveiros de amêijoa e berbigão.

Além dos fundos marinhos, tem um grande interesse botânico, por ter o maior bosque de loureiros da Europa, e uma grande variedade micológica com alguns cogumelos endémicos.

Complexo Intermareal Úmia-o Grove, a Lanzada, Ponta Carreirón e Lagoa Bodeira[editar | editar código-fonte]

É um conjunto de estruturas terrestres e marítimas catalogado desde 1995 como Espaço Natural da Galiza. A zona está afectada pelo fluxo e refluxo das marés, o que origina um ecossistema próprio.

O seu principal valor ecológico vem da peculiar flora e fauna da marisma, especialmente a presença de aves aquáticas migratórias (no inverno, mais de 13.000 aves).

Compreende 5 espaços com características próprias:

Enseada do Úmia: formado pela desembocadura do Úmia na Ria de Arousa.

Praia da Lanzada

Praia da Lanzada: formada por dunas sedimentares.

Arribas e costa de San Vicente: apresenta formações geológicas com furnas, falésias e algumas praias.

Ponta Carreirón: inclui as ilhotas de Rua, do Areoso e do Pedregoso.

Lagoa Bodeira: única lagoa de água doce da província de Pontevedra.

O complexo, tem sido declarado Refúgio da Fauna em 1989, Zona de Especial Protecção para as aves, Zona húmida de importância internacional.

Praias[editar | editar código-fonte]

Em toda a costa da península do Salnés encontramos ilhas e praias, especialmente na Ria de Arousa, mas também na Ria de Pontevedra e mar aberto. Podemos encontrar praias urbanas e salvagens, com areias finas e brancas ou com irisações douradas.

Os areais da comarca foram galardonados em 2010 con 21 bandeiras azuis da União Europeia, 13 delas no concelho de Sanxenxo onde se situa a praia urbana mais popular, a de Silgar. Situada no centro de vila, é um areal de 800 metros acompanhado de um passeio marítimo. Num dos extremos está a doca desportiva.

A praia selvagem mais representativa da comarca é a da Lanzada, no Grove, con mais de 2,5 km de comprimento (3 km com os tramos adjacentes, praia da Lapa e Áreas Gordas (Sanxenxo)), em uma formosa área protegida de dunas. É uma das praias mais conhecidas da Galiza, visitada por milhares de turistas no verão e local habitual de surfistas.

Outros espaços de interesse[editar | editar código-fonte]

Embora a maior parte da superfície da comarca esteja ocupada pelo vale do rio Úmia, está delimitada por rebordos montanhosos não muito elevados, mas que constituem excelentes miradouros con vistas panorâmicas. Podemos destacar:

Miradouro do monte Siradelha: é o ponto mais elevado da península do Grove, e é um fabuloso miradouro sobre a Ria de Arousa, o mar aberto, as Ilhas Atlânticas, o istmo da Lanzada e a enseada do Vao.

Miradouro Faro das Luas: está situado no monte Lobeira (Vilanova). Podemos observar umas maravilhosas vistas do vale do Salnés, a Ria de Arousa e a Ilha de Arousa. Tem uma original estrutura coroada por duas luas metálicas, que projetam um reflexo que pode ser visto de diferentes pontos da comarca.

Miradouro do monte Meda: eleva-se no limite entre os concelhos de Vilagarcia, Catoira e Caldas. A sua posição e altitude (+600m) permitem observar o curso baixo do rio Ulha e as Torres do Oeste (s.IX), além de uma panorâmica da ria e mesmo a ilha de Sálvora.

Património monumental[editar | editar código-fonte]

A comarca do Salnés tem um variado e rico património onde se destaca a arquitectura religiosa e a arquitectura palaciana com magníficas amostras em todos os seus municípios. Dentro do seu património há um grande número de museus que fazem referência à cultura, à história assim como à forma de vida das suas gentes. Além disso a comarca foi berço de grandes personagens de que ainda se conservam edifícios que nos recordam a suas vidas.

Arquitectura civil[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Paço Fefiñáns.JPG

Paço Fefiñáns

Destaque especial para a tipologia de paço construção tradicional das famílias abastadas. O Paço é uma casa soalheira de granito situada quer no âmbito rural quer no urbano. São residências de fidalgos ou nobres e durante séculos (do XVII ao XIX) foi centro de organização e administração do território e de exploração agrícola.

O edifício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com