TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEIA PARA SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA E APLICAÇÃO DO CICLO PDCA

Por:   •  27/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.238 Palavras (13 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 13




  1. INTRODUÇÃO

A SGA (Situação Geradora de Aprendizagem) é uma situação-problema hipotética criada com o único intuito de desafiar o aluno, e dessa forma gerar mais aprendizagem.

A SGA em questão se trata da decisão de expandir ou não da empresa “Doces Sensações”. A empresa foi criada em 2015 por Julia Andrades na cidade de Londrina – PR e trabalha com a produção de doces de diversos tipos, porém o seu principal produto são os brigadeiros, que são oferecidos tanto em suas formas tradicionais, como em forma de sabores inovadores, como o brigadeiro de caipirinha e o brigadeiro de vinho. Entretanto, apesar de ser um diferencial da sua empresa, a empresária percebeu que esses sabores diversificados geravam muitas dúvidas nos clientes, por não saberem qual comprar, sendo assim ela teve a ideia de criar um rodízio de brigadeiro duas vezes por semana, contudo só saberiam disso os clientes da doceria ou pessoas que tivessem algum tipo de contato com Júlia, pois a sua maior
propaganda até o momento é o marketing boca-a-boca.

A empresa vem sendo muito bem-sucedida e crescendo mais do que Júlia imaginava, isso faz com que ela comece a ponderar sobre a necessidade de expandir o seu negócio, porém está na dúvida de expandir a loja que já possui ou abrir uma loja nova. Essa dúvida vem do fato de a empresária estar preocupada quanto ao controle e gestão de sua empresa, isso porque quanto maior o negócio melhor deve ser a gestão do mesmo.

Uma ferramenta muito utilizada para controle e gestão de empresas é o Ciclo PDCA. Esta ferramenta visa controlar e melhorar os processos e produtos de uma forma contínua, visto que atua como um processo sem interrupções. A seguir será proposta uma solução para a situação de Júlia e então realizado o ciclo PDCA da mesma. Além disso, será feito o uso de uma ferramenta conhecida como Jogos de Empresas ou Jogos Empresariais, que possibilita às empresas a aquisição de profissionais multifuncionais, criativos, flexíveis, dinâmicos, proativos, empreendedores e que são capazes de entender as dores do cliente. A busca por profissionais com essas características fez com que fosse revista a utilidade de oferecer treinamentos aos profissionais com perfis promissores. Devido a isso, os jogos de empresas vêm sendo muito utilizados pelas instituições de ensino e organizações.

  1. IDEIA PARA SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA E APLICAÇÃO DO CICLO PDCA

Sabe-se que a empresa “Doces Sensações” está localizada em um ponto que oferece estacionamento e uma vista privilegiada da cidade, dessa forma a melhor opção para o crescimento do negócio é expandir a loja. A segunda opção, cuja a qual considera abrir outra loja, exige uma administração com uma gestão bem estruturada, o que não é o caso, já que a empresária Júlia Andrades alega grande preocupação com a gestão de sua empresa.

Abrir outro ponto de venda exige contratação de funcionários para todo o tipo de serviço, escolha de uma pessoa confiável para gerir a nova loja, escolha de um ponto que ofereça vantagens ao seu tipo de negócio, uma boa análise dos concorrentes, entre ouros fatores, e para que tudo isso não saia do controle é imprescindível já possuir um gestão eficiente, pois arriscar-se nessa empreitada é correr um grande risco de fracassar, já que mesmo uma falha pequena na gestão pode causar sérios danos financeiros, o que atingirá o sucesso atual da empresa. Por isso vamos considerar a primeira opção, expandir a loja já existente, a qual exige da empresa melhorias em sua gestão.

Um dos principais desafios de um administrador é a gestão de uma empresa. O gerenciamento correto de sua equipe e a busca de soluções eficientes para os problemas administrativos é um serviço constante, por isso uma ferramenta eficiente para este serviço é o ciclo PDCA, que trabalha sem interrupções. Geralmente, a gestão de uma empresa não funciona como deveria por falta de preparo técnico, por causa de funcionários que não possuem o treinamento adequado para o desempenho de suas funções, por baixa produtividade da equipe e do próprio gestor, que se tornam impossibilitados de desenvolver um trabalho de qualidade sem depender da ajuda de seus superiores, ou mesmo por métodos de trabalho e processos sem a devida estruturação.

Com base nisso, propõe-se a seguir um passo a passo para a solução do problema de gestão da empresa “Doces Sensações”.

  1. IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS

A identificação dos problemas na gestão de uma empresa é o primeiro passo para tomar as decisões mais adequadas e analisar o que deve ser feito para corrigi-los, porém é importante que, além das ações corretivas, também sejam desenvolvidas ações preventivas para que os problemas não se tornem recorrentes. Para a boa gestão de uma empresa, é necessário fazer um levantamento completo de todos os dados disponíveis, analisando os índices da empresa através de conversas com os funcionários e verificando também o índice de satisfação dos clientes.

Mantendo uma visão geral sobre toda a organização, é possível identificar as falhas e tomar as ações corretivas e preventivas para garantir a boa gestão da empresa.

  1. MONTAR UM PLANO DE AÇÃO PARA A GESTÃO DA SUA EMPRESA

Após a identificação dos problemas que interferem na gestão da empresa, é necessário estabelecer um plano de ação, obedecendo a alguns critérios. Em primeiro lugar, é necessário identificar os problemas mais críticos e que mais afetam o funcionamento da empresa e seus processos, agindo diretamente sobre eles para que possam ser solucionados em primeiro plano, feito isso, a atenção pode ser voltada aos problemas menos críticos.

Deve-se atentar para que todas as melhorias aplicadas estejam adequadas às habilidades e conhecimentos dos colaboradores, à cultura da própria empresa e ao seu plano de desenvolvimento. Havendo necessidade, os colaboradores devem ser treinados para novas competências. A eficiência da gestão de uma empresa depende fortemente do administrador, ele deve definir profissionais encarregados pelo desenvolvimento e cumprimento das ações propostas, estabelecendo um prazo para sua consecução.

  1. TREINAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO

É necessário que a equipe tenha conhecimento dos problemas levantados e dos planos de ação estabelecidos. A definição de responsabilidades dentro do grupo e a escolha dos responsáveis devem direcionar o treinamento para capacitação de todos os envolvidos, permitindo que possam implementar as soluções apresentadas sem a presença direta do líder em todos os momentos, oferecendo apenas os resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (304.2 Kb)   docx (406.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com