TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEOLOGIA ANALISE DE PROPAGANDA - A COPA DE TODO MUNDO DA COCA COLA

Dissertações: IDEOLOGIA ANALISE DE PROPAGANDA - A COPA DE TODO MUNDO DA COCA COLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/6/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  1.475 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Este trabalho tem como objetivo analisar criticamente a propaganda “A copa de todo mundo” por Coca Cola, usando como ponto de crítica o discurso lacunar.

Tem-se a necessidade de entendimento sobre os parâmetros utilizados para análise desta propaganda.

Usaremos como base para discursão os conhecimentos básicos sobre ideologia, que nada mais é que em sua forma ampla de abordagem o conjunto de ideias, concepções e opiniões sobre algum ponto sujeito e discursão e em seu sentido amplo dá-se como um instrumento ilusório ou uma influência negativa.

Desenvolvimento:

Notamos que nesta propaganda a intenção é passar a imagem de integração entre as classes sociais, causando assim uma comoção nacional, um apoio incondicional a realização da copa do mundo em nosso país, trazendo à falsa ideia que esta copa é a solução para todos os problemas socioeconômicos da nação brasileira, vemos pessoas felizes, participando dos jogos e em um ambiente totalmente diferente da realidade da maioria dos brasileiros.

Este mundo lindo que é pregado pela Coca Cola em sua propaganda, não existe para muitos brasileiros que vivem em situação de extrema pobreza, com falta de educação, saúde e segurança se estas pessoas não tem acesso a seus direitos básicos, como teriam acesso ao lazer de assistir uma partida de futebol no estádio em uma copa do mundo? Não teria. Pois os lucros de uma copa do mundo em maioria vão para os cofres da FIFA (Federação Internacional de Futebol) e para o bolso da burguesia, os ricos cada vez mais ricos e os trabalhadores, será que a copa irá mudar mesmo a vida deles?

Fica clara a intenção de alienar o “povo” criando uma ideia ilusória de que a copa do mundo é a salvação do Brasil, tirando o foco dos problemas que surgirão após a realização da copa do mundo. Quanto milhões custará a manutenção dos estádios construídos para copa do mundo e olimpíadas, as UPPs (Unidades de polícia pacificadoras) permanecerão nas favelas? Ou será que essa é uma solução provisória para um problema que é muito maior? Estas são só algumas perguntas que deveriam passar pela cabeça de todos os brasileiros.

Considerações Finais:

Alguns políticos argumentam que a copa do mundo é o incentivo que o Brasil precisava para ficar melhor, Será que é isso mesmo?

O nosso país precisa mesmo é de mais investimentos em educação, saúde e segurança, precisamos que nosso país impressione não pelas mulheres bonitas, bom futebol, Ronaldo, Sexo, festas, entre outros aspectos pouco relevantes. Que o que impressione seja a boa comida, pelas belezas naturais, pela cultura, pela boa música.

O “povo” brasileiro precisa de trabalho e condições de vida sustentáveis.

Não estou dizendo que a copa do mundo e as olimpíadas não são ótimos eventos, são sim. Mais não é disso que o Brasil precisa neste momento.

Podemos ver nos episódios recentes que tem ocorrido, pessoas indo às ruas para protestar por melhores condições de vida, e menos corrupção em nossa política, que a “massa acordou”, claro que é valido, mais essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com