TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Coca-cola

Casos: O Mundo Coca-cola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  4.564 Palavras (19 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 19

2.1.1DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO, DADOS E FATOS RELEVANTES DA ORIGEM DA ORGANIZAÇÃO, NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO, INFORMAÇÕES SOBRE O PORTE DA EMPRESA.

A Coca Cola Femsa, Unidade Jundiaí, o foco desta pesquisa foi inaugurada em Março de 1993 e possui hoje uma capacidade produtiva de 2 bilhões de bebida ao ano, sendo assim considerada a MAIOR planta do Sistema Coca Cola em volume de produção . Conta aproximadamente com 900 colaboradores diretos e mais 600 terceirizados, e sua produção é continua, ou seja, 24 horas.

Sendo desta forma é a maior engarrafadora da Coca Cola no Brasil, controlada indiretamente pela empresa Mexicana Coca- Cola FEMSA do Grupo Mexicano - FEMSA - Fomento Econômico Mexicano S.A .

Os Principais acionistas da Spal Industria Brasileira de Bebidas S.A são Refresco do Brasil S.A com 46,56% do capital e Dixer Distribuidora de Bebidas S.A com 27,84% do capital total e Corporácion Interamericana de Bebidas S.A com 18,89% do capital total.

A história da FEMSA é fundamentada na geração de valor econômico social.

Desde a nossa origem, em 1890, mantêm a vanguarda na indústria de bebidas por meio da constante inovação, eficiente desempenho, sólido crescimento e pioneirismo no estabelecimento de programas orientados ao desenvolvimento de pessoas, das comunidades onde operamos e de respeito ao meio ambiente.

Esta é a forma com a qual a nossa empresa conseguiu tornar-se líder de bebidas no México e América Latina, assim como destacar-se diante de seus acionistas, colaboradores e da comunidade.

2.1.1 Origem da Organização e Forma de Constituição

Não é possível relatar apenas a história de uma planta do Sistema FEMSA, vamos relatar cada passo histórico que foi fundamental para que a Coca Cola se tornasse uma das potencias no ramo de bebidas:

1890

A história da FEMSA começa em 1890, com a fundação da Cervecería Cuauhtémoc em Monterrey, N.L., graças a um grupo de empresários, liderados por Don Isaac Garza, José Calderón, José A. Muguerza, Francisco G.Sada, e Joseph M. Schnaider.

Sob a razão social de Fábrica de Cerveja y Hielo Cuauhtémoc, a empresa iniciou as operações com 70 operários, 2 pessoas na administração e 100 mil pesos de capital. Os escritórios se localizavam em um armazém conhecido como Casa Calderón em Padre Mier y Galeana. A fábrica foi construída no mesmo lugar que ocupa hoje.

A primeira marca lançada foi a Carta Blanca e depois Saturno, uma marca que durou pouco tempo no mercado e logo desapareceu. Carta Blanca em garrafa transparente com tampa de (rolha) cortiça reforçada com arame se transformou na marca de vanguarda da empresa e uma das bebidas mais vendidas no México, posição que mantêm até hoje.

1892

A Cervecería Cuauhtémoc realizou a primeira de uma longa lista de inovações, mudando os cilindros de madeira utilizados para guardar as garrafas, por caixas de madeira que facilitavam seu transporte.

Os escritórios se transferiram para a fábrica.

1893

Foi lançada a primeira cerveja de barril com o nome de Cuauhtémoc, seu sucesso foi tão grande que a produção de cerveja de barril tornou-se constante.

Carta Blanca obteve a Medalha de Ouro em Chicago, primeiro reconhecimento outorgado a uma cerveja mexicana.

1899

Em 20 de outubro fundou-se a Fábrica de Vidros e Cristais com o objetivo de criar uma fonte interna para o abastecimento de garrafas de vidro. Iniciou as operações com trabalhadores estrangeiros especializados no sopro direto do vidro. Dificuldades técnicas e altos custos de produção ocasionaram o fechamento temporal desta empresa.

1900

A Cervejaria foi visitada por grandes personalidades que compareceram para conhecê-la, entre eles o General Bernardo Reyes, governador do Estado de Nuevo León nessa época.

1903

As rolhas (cortiça) reforçadas das garrafas foram substituídas pelas tampas. Cuauhtémoc foi a primeira Cervejaria a adotar esta troca que veio facilitar as tarefas de engarrafamento e dar comodidade ao consumidor.

1905

Registrou-se legalmente a marca Bohemia, destinada a se transformar em uma das cervejas de Cuauhtémoc mais famosas, por sua grande qualidade e suas características especiais, favoritas dos apreciadores da bebida.

1908

SM Alfonso XIII Rei da Espanha, nomeou Cauauhtémoc provedora oficial da Casa Real, permitindo o uso do Escudo Espanhol de Armas em etiquetas e impressos.

1909

Com a fundação da Vidriera Monterey, renasce a produção de garrafas de vidro.

1911

Foi fundada a Escola Politécnica Cuauhtémoc que oferecia cursos de ensino primário, artes, ofícios, 3º grau e comércio. Além disso, oferecia capacitação em eletricidade, fermentação, física e química a operários.

1914

Monterrey ficou à margem dos primeiros feitos revolucionários. Posteriormente, as forças de Pablo González tomaram a cidade e a Cervecería Cuauhtémoc foi ocupada.

Terminou a ocupação em novembro e Luis G. Sada foi o primeiro gerente de Cuauhtémoc que disse: “Aqui não houve nada, vamos trabalhar?”

1917

Eugenio Garza Sada tornou-se auxiliar no departamento de estatística e, com o tempo, se transformou no líder da Cervecería Cuauhtémoc, concretizando um dos pontos básicos da filosofia da empresa, “O homem está acima de toda consideração econômica.”

1918

Em 30 de março se constituiu a Sociedad Cooperativa de Ahorros e Inversiones para los Empleados y Operarios de g Cervecería Cuauhtémoc, S.A. (Sociedade Cooperativa de Poupança e Investimentos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com