TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Propaganda: O mundo precisa de amor

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                         

                             

 [pic 1]

    Análise da Propaganda: “O mundo precisa de amor”

Por Pyetra Santos

A publicidade ao redor do mundo possui o costume de adaptar-se às datas comemorativas, visto que, em sua maioria, são datas para presentearmos aqueles que, de certa forma, estão sendo homenageados. Dessa forma, visando um aumento nos lucros, as empresas lançam campanhas publicitárias que estejam de acordo com tema do dia festivo, seja lançando um novo produto relacionado ao tema, ou modificando algum já existente para combinar com o dia.

O objetivo deste trabalho é analisar a propaganda feita para o “Dia dos Namorados”, pela cadeia de restaurantes de fast-food “Mc Donald´s” publicada no dia 12 de maio de 2017, a exatos um mês antes dessa data comemorativa. A campanha possui o foco de divulgar o novo sabor dos produtos McFlurry e MilkShake, o bombom “Sonho de Valsa”. Além disso, pode-se perceber que cada detalhe nessa campanha foi estrategicamente pensado, desde a data para o lançamento, até mesmo a escolha do sabor a ser lançado.

A escolha do bombom “Sonho de Valsa” para ser o novo sabor dos produtos foi uma grande estratégia para o lançamento de um produto relacionado ao “Dia dos Namorados”. A adoção desse sabor foi ideal, não só pela marca ser ícone dos casais apaixonados, mas também, pelo fato de se presentear a pessoa amada com uma caixa de bombons “Sonho de Valsa” ter se tornado símbolo de romantismo. Portanto, com o “dia dos casais apaixonados” chegando, lançar um sabor que possui relação direta com o amor, irá atrair esses casais e por consequência, impulsionar as vendas.

Outro ponto a ser analisado nessa campanha, é o uso do verbo “precisar” no modo imperativo. De acordo com o escritor Antonio Sandmann, (A linguagem da propaganda, 2010), as duas funções mais presentes na linguagem da propaganda é a apelativa e a estética. Nesse caso, nos referimos à apelativa, no livro, o escritor explica que nada mais é que “vender um bem de consumo […] ou uma ideia; […] persuadir alguém, […] a um comportamento” (SANDMANN, 2010, p. 27). Quando nosso cérebro recebe um comando, ele se prepara para realiza-lo. Por isso, ao usar “o mundo precisa de amor”, nosso cérebro subentende que devemos comprar aquele produto pelo fato do amor ser uma necessidade que todos precisam suprir.

Ademais, outra forma de persuasão existente na linguagem escrita dessa propaganda, é a metáfora feita com a palavra “amor”. No livro “A Arte de Argumentar” de Antonio Suarez Abreu, o autor diz que “A metáfora é uma comparação abreviada” (1999, p. 116). Dessa forma, a comparação abreviada e implícita presente na propaganda, é a relação que fazem do sentimento de amar, com o bombom “Sonho de Valsa”, um símbolo do amor. Logo, ao dizerem que “o mundo precisa de amor”, eles dizem, implicitamente, que todas as pessoas precisam comer o novo sabor de seus produtos, o “Sonho de Valsa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (312.6 Kb)   docx (228.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com