TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMAGEM PESSOAL

Trabalho Escolar: IMAGEM PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  3.817 Palavras (16 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em explorar e detalhar as técnicas de embelezamento e visagismo desde as mais simples, como um simples delineamento, como também as mais complexas.

As técnicas expostas neste trabalho proporcionarão aos profissionais da área, com mais clareza, as diversas formas de como trabalhar com seu cliente e principalmente satisfazê-lo.

Com o passar dos anos as tendências na área da beleza sofrem algumas evoluções, as novidades surgem com a finalidade de despertar o interesse por boa parte dos consumidores, indústrias cosméticas e profissionais da área de beleza.

O poder e o valor da sua imagem pessoal "querer é poder" É uma frase famosa e bem verdadeira. Todos julgamos o próximo pela imagem. Mas o que faz parte da imagem pessoal? Tudo o que se refere ao visual, ou seja, a roupa, o cabelo, os acessórios, os sapatos, a maneira de sentar, de falar e de ouvir.

Pesquisas indicam que são necessários apenas 30 segundos para formarmos uma primeira impressão de alguém. Neste curto espaço de tempo, qualidades como personalidade, origem, humor, nível de sofisticação e autoconfiança são analisados, facilitando ou não nossa interação com os outros. Pode até parecer que a imagem é um conceito passivo, que existe apenas na mente do nosso interlocutor e que não depende de nós. No entanto a imagem é fruto de nossas ações e, justamente por causa disso, pode e deve ser gerenciada.

A verdade é que a imagem pessoal não passa só pela roupa que vestimos, pelo relógio que usamos, pelo notebook com que trabalhamos e muito menos pelo carro que conduzimos. É claro que estas são ferramentas importantíssimas para se fazer um bom marketing pessoal. Nos dias de hoje, em que somos cada vez mais uma sociedade visual, a imagem pessoal tornou-se de fundamental importância para o sucesso em todas as áreas de trabalho. Como um produto, qualquer um que deseje a inserção no mercado precisa de um esforço de marketing para promover a sua própria imagem, pois quanto mais valorizado o profissional, mais as empresas e clientes vão pagar por ele.

DESENVOLVIMENTO

A Fisiologia da Pele segundo Harris (2009) a pele, é um sistema epitelial, tem como uma de suas principais funções delimitarem, isolando estruturas internas do ambiente externo. A principal diferença entre a pele e os demais sistemas epiteliais é o fato da pele estar exposta a um ambiente externo extremamente agressivo, enquanto os demais sistemas epiteliais estão protegidos, por exemplo, da radiação solar e das intempéries. Dessa forma, a pele pode ser encarada como uma fronteira medidora entre o organismo e o ambiente.

Sendo o maior órgão do corpo humano correspondendo a 16% do peso corporal a pele cumpre múltiplas funções como: separação e proteção, expressão e manifestação, toque e contato, sexualidade, respiração, eliminação do suor e regulação da temperatura e controle do fluxo sanguíneo, protegendo contra os diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor,frio,pressão, dor e tato). A pele é um órgão vital e sem ela a sobrevivência seria impossível. Ela é composta por três camadas a epiderme, derme e hipoderme, sendo que a hipoderme não é mais considerada como a terceira camada por alguns autores. (GUIRRO E GUIRRO, 2004; HERNANDEZ; MERCIE FRESNEL,1999).

A beleza interior é revelada através de traços fisionômicos, que determinam a personalidade e as características de cada pessoa. De acordo com tudo o que acontece na pele, uma vermelhidão, um inchaço, uma inflamação, uma espinha, um abscesso e a localização desses fenômenos não são ocasionais, indica um fenômeno interior. Houve uma época que se usavam sistemas sofisticados para revelar o caráter de uma pessoa pela posição de suas manchas hepáticas na pele.

Um dos princípios do visagismo é observar o cliente, no intuito de descobrir sua personalidade, suas necessidades e seus desejos, antes de pensar em qualquer estilo para sua imagem. Há mais de 5.000 anos, na China, descobriu-se que a personalidade é revelada por características físicas, como o formato de rosto, sobrancelhas, formas e proporções das feições, entre outros atributos. Assim nasceu a fisiognomonia, que é a arte de conhecer o caráter e a personalidade das pessoas pelos traços fisionômicos.

No visagismo, o importante é descobrir as características mais marcantes de cada pessoa, para expressar o que ela tem de melhor e compensar suas fraquezas. Ou seja, descobrir a beleza interior de cada um. Por isso é importante que o visagista conheça anatomia humana e os aspectos da personalidade de cada categoria, e como se definem esses temperamentos, sob a ótica do visagismo. Sabemos que o rosto é nosso cartão de visita e que o formato de cada rosto é que determina qual sobrancelha é ideal como sendo: reta, arqueada, grossa ou fina, e que o mais importante é manter o desenho natural mantendo os traços da nossa herança genética, respeitando os traços originais, pois cada um tem um formato próprio e muda de pessoa para pessoa e que existe muitos truques para valorizar o olhar, realçar, disfarçar as falhas e os pelos brancos com os mais diferentes tipos de maquiagem ideal para cada ocasião. Temos a ajuda da micropigmentação conhecida como maquiagem definitiva. Este procedimento ajuda a valorizar os traços da face e a expressão do rosto, principalmente pela falta de tempo aliando a beleza permanente, devolvendo a mulher madura o aspecto jovial que se perde com o passar dos anos. Existem no mercado produtos cosméticos que ajudam a aumentar as sobrancelhas como o eyebrow lipcilis e o eyebrow extender que são marcas francesas e o sérum eyelash maxi da demage que serve tanto para os cílios quanto para sobrancelhas.

A estética é uma ciência que evoluiu ao longo das épocas e hoje tem esta grande proporção que atinge tratamentos de pele, corpo, capilar, embelezamento, saúde, enfim a cada dia se descobre inovações nesta área tão abrangente. “De acordo com Hallawel (2008) a cabeça é formada por três camadas básicas: Pele, partes moles e partes fixas ou duras (o esqueleto)” A pele é o maior órgão do corpo humano com a finalidade de proteger o organismo das agressões que recebe do exterior. Possui mecanismos de defesa naturais que protegem o homem frente à ação dos raios solares. Sabemos que os músculos faciais tem a função de realizar as expressões faciais ou sendo as emoções do indivíduo. As diferentes características são determinadas pelos diferentes formatos de rosto, nariz, olhos, boca, queixo. Buscando a perfeição, harmonia e beleza são importantes e que o profissional de estética tenha conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com