TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLICAÇÕES ETICAS

Artigos Científicos: IMPLICAÇÕES ETICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A intenção deste trabalho é mostrar a importância do planejamento em tudo que fazemos, mas com ênfase nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e profissional.

Desenvolvimento

Planejamento para Chiavenato (2004, p 152) planejamento é a primeira das funções administrativas e é que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los.

Tipos de Planejamentos

1. Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto.

2. Planejamento tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização.

3. Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade e particular.

De acordo com Maximiano (2004), entende-se por planejamento a atividade de se definir um futuro desejado de se estabelecer os meios pelos quais este futuro será alcançado. Trata-se essencialmente de um processo de tomada de decisões, caracterizado por haver existência de alternativas.

Essa afirmação é reforçada por Certo (2003,p 103) afirmado que planejamento é o desenvolvimento sistêmico de programas de ação destinados a alcançar objetivos de negócios estabelecidos de comum acordo por meio de analise da avaliação e da seleção das oportunidades previstas.

A grande maioria das organizações bem sucedidas no mercado utiliza o planejamento, e através deste possui objetivos e metas organizacionais para cumprir, levando toda a organização em busca, do alcance destes.

O planejamento não assegura o sucesso, nem elimina os riscos mais ajuda a organização a detectar as ameaças, antes que lhe causem prejuízos, pois a antecipação ás mudanças se torna cada vez mais indispensáveis para as organizações contemporâneas.

O propósito do planejamento pode ser definido como desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar implicações futuras de decisões que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz. Dentro desse raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistêmico do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, conseqüentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos e desafios estabelecidos para a empresa.

O planejamento estratégico ocupa o topo da pirâmide organizacional. É responsável pelas grandes decisões estratégicas que envolvem a organização como um todo. Caracteriza-se como de longo prazo e em constante sintonia e interação com o ambiente.

O planejamento tático atua numa dimensão mais restrita e em curto prazo. Restringe-se a certos setores ou áreas determinadas das organizações. E, portanto mais especifico e pontual, buscando dar respostas às demandas mais imediatas, por meios de ações administrativas e técnicas eficientes. Ocupa na hierarquia organizacional em nível inferior ou intermediário á base operacional. Faz, portanto a interação entre os planejamentos estratégico e operacional.

Enquanto o planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com