TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLICAÇÕES ETICAS

Casos: IMPLICAÇÕES ETICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

IMPLICAÇÕES ÉTICAS

Uma reflexão a respeito dos impactos que o conteúdo da aprendizagem desta etapa pode exercer sobre o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.

Face ao tempo que todas as pessoas, de todas as condições e níveis sociais dedicam hoje à atividade nas empresas, o ambiente que encontram nessa atividade influirá fortemente sobre sua maneira de ver o mundo. Assim, o comportamento ético da empresa – representado pelo comportamento ético de seus administradores – terá uma influência decisiva sobre o comportamento de todos os que a ela estão ligados.

Na verdade, a ética, que entendemos como a maneira de pôr em prática nossa hierarquia de valores morais, e o exercício da responsabilidade social das empresas andam de mãos dadas. E esta é uma visão bastante complexa diante das pressões do mercado e de outro de todo tipo às quais os administradores são submetidos diariamente nas suas tarefas.

Alguns itens que influenciam as decisões do dia a dia do Administrador em relação à ética:

– Ganância

– Relatórios distorcidos

– Inadimplência/fraude

– Deslealdade

– Má qualidade

– Favoritismo

– Conflito de interesses

– Falsidade ideológica, etc.

Atualmente, é fundamental que um líder entenda o ambiente de negócios em que vive, para perceber as implicações éticas que o rodeia e compreender a responsabilidade de ter uma postura moral, de acordo com os padrões da organização. Os líderes devem ser responsáveis pela visão motivadora e pela criação de valores organizacionais que incentivem o trabalho e o espírito de equipe, apoiem a criatividade, a aprendizagem e a pró-atividade e desenvolvam a competência emocional. Além disso, eles não devem abrir mão da ética que envolve o processo de decisão em detrimento de objetivos de curto prazo ou resultados financeiros; também devem questionar as práticas pré-estabelecidas que limitem a visão e a evolução da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com